O que o tétano pode causar no ser humano?
Índice
- O que o tétano pode causar no ser humano?
- Quais as sequelas do tétano?
- Quais são os sintomas do tétano acidental?
- Quais são os sintomas do teto?
- Porque o tétano é perigoso?
- Por que o cordão umbilical pode trazer algum problema?
- Qual a importância do cordão umbilical no desenvolvimento do bebê?
- Como cortar o cordão umbilical após o nascimento do bebê?
- Quando ocorre o clampeamento do cordão umbilical?

O que o tétano pode causar no ser humano?
– rigidez muscular em todo o corpo, mas principalmente no pescoço; – dificuldade para abrir a boca e para engolir; – riso convulsivo, involuntário,produzido por espasmos dos músculos da face. A contratura muscular pode atingir os músculos respiratórios e pôr em risco a vida da pessoa.
Quais as sequelas do tétano?
O Tétano pode apresentar complicações sérias como fraturas ósseas, sobretudo em vértebras devido aos espasmos musculares, incapacidade de ventilar e até mesmo parada respiratória. A disautonomia pode causar choque circulatório, hipertensão e arritmias. Outras complicações incluem rabdomiólise e hemorragia digestiva.
Quais são os sintomas do tétano acidental?
A doença é causada por uma bactéria chamada Clostridium tetani, existente, praticamente, em todos os lugares. A doença caracteriza-se por espasmo dos músculos da região do ferimento ou hipertonia generalizada, rigidez de nuca, opistótono, trismo, riso sardônico, rigidez abdominal, disfagia, dores nas costas e membros.
Quais são os sintomas do teto?
Se tem uma ferida e acha que pode estar com tétano, selecione os seus sintomas, para saber qual o risco:
- Espasmos musculares dolorosos em todo o corpo. ...
- Sensação de estar cerrando os dentes com força. ...
- Rigidez nos músculos do pescoço. ...
- Dificuldade para engolir. ...
- Músculos da barriga duros e doloridos. ...
- Febre abaixo de 38º C.
Porque o tétano é perigoso?
Dentro do nosso organismo, as bactérias do tétano produzem uma toxina que afeta o sistema nervoso central, causando contratura muscular generalizada e rigidez muscular progressiva. Quando é afetado o diafragma (um importante músculo respiratório) ocorre insuficiência respiratória levando à morte.
Por que o cordão umbilical pode trazer algum problema?
- Em alguns bebês o cordão umbilical pode ter apenas 2 vasos (uma artéria e uma veia). Essa condição é chamada de artéria umbilical única e na maioria das vezes não tem nenhuma implicação para a gestação. Existe também o mito de que o cordão enrolado no pescoço do bebê poderia trazer algum problema.
Qual a importância do cordão umbilical no desenvolvimento do bebê?
- “O cordão umbilical transporta nutrientes, sangue e elimina resíduos. Sua importância no desenvolvimento do feto é inegável” Uma vez detalhada sua função, podemos proceder a enumerar as possíveis complicações do cordão umbilical. Ainda que sejam pouco frequentes, muitas podem comprometer inclusive a vida do bebê em formação.
Como cortar o cordão umbilical após o nascimento do bebê?
- A espera para cortar o cordão umbilical após o nascimento do bebê pode ser benéfica para a criança. Esses breves momentos proporcionam um fornecimento extra de sangue, assim como de ferro e hemoglobina. Então, como se deve proceder? Em um parto, o mais comum é que o cordão umbilical seja cortado após o nascimento do bebê.
Quando ocorre o clampeamento do cordão umbilical?
- Contudo, estudos demonstram que a maior parte da transferência de sangue do cordão umbilical para o bebê acontece durante os primeiros 60 segundos. Na comunidade médica os profissionais consideram clampeamento tardio quando este é realizado mais de 30 segundos após o nascimento do bebê.