O que o potássio faz nos rins?
Índice
- O que o potássio faz nos rins?
- Quando é considerado insuficiência renal crônica?
- Quais os graus da insuficiência renal?
- Qual o principal tratamento para insuficiência renal crônica?
- Como o potássio e a insuficiência renal?
- Que causas podem resultar na insuficiência renal crônica?
- Quais são os sintomas de deficiência de potássio?
- Como controlar a pressão arterial na insuficiência renal crônica?

O que o potássio faz nos rins?
Uma das funções dos rins é regular a quantidade de potássio no sangue: estes são responsáveis por excretar 90% da carga ingerida de potássio, sendo o restante eliminado através das fezes. Os iões de potássio são filtrados no glomérulo: 65% da reabsorção ocorre no túbulo proximal.
Quando é considerado insuficiência renal crônica?
Insuficiência renal crônica terminal: perda da função renal maior do que 85 a 90%, que leva ao aumento de toxinas e água no organismo mais do que ele consegue suportar, sendo necessário, então, iniciar um tratamento que substitua a função dos rins.
Quais os graus da insuficiência renal?
Estágios da Insuficiência Renal Crônica
- IRC estágio I – Pacientes com clearance de creatinina maiores que 90 ml/min, porém com alguma das doenças descritas acima (diabetes, hipertensão, rins policísticos, etc.) ...
- IRC estágio II – Pacientes com clearance de creatinina entre 60 e 89 ml/min.
Qual o principal tratamento para insuficiência renal crônica?
Os medicamentos mais usados para o tratamento de insuficiência renal crônica são: Aradois. Bicarbonato de Sódio. Captopril.
Como o potássio e a insuficiência renal?
- O potássio e a Insuficiência Renal. Uma das funções dos rins é regular a quantidade de potássio no sangue: ... Desta forma, nas pessoas com IRA, há uma maior dificuldade em regular o balanço hídrico, bem como os níveis de sódio, potássio e outras substâncias, em comparação com os doentes com Insuficiência Renal Crónica (IRC).
Que causas podem resultar na insuficiência renal crônica?
- Outras causas também podem resultar na insuficiência renal crônica, como: Uma inflamação das unidades de filtragem do rim chamada de glomerulonefrite; Nefrite intersticial, que é uma inflamação dos túbulos renais e estruturas vizinhas; Doença renal policística;
Quais são os sintomas de deficiência de potássio?
- Os sintomas de deficiência de potássio normalmente são descobertos através de exames de sangue que são realizados por um outro motivo como uma doença, por exemplo. Se você está bem de saúde, geralmente não sente os sintomas da hipocalemia, e é raro que os baixos níveis de potássio causem sintomas individuais nas pessoas.
Como controlar a pressão arterial na insuficiência renal crônica?
- Esse teste pode ajudar, também, a identificar as possíveis causas da insuficiência renal crônica. Controlar a pressão arterial é a chave para atrasar a maior parte dos danos causados pela insuficiência renal crônica. O objetivo desta fase do tratamento é manter a pressão arterial abaixo de 130/80 mmHg.