adplus-dvertising

Que acontece com o motor caso façamos o inversor de frequência ultrapassar a frequência de 60 Hz?

Índice

Que acontece com o motor caso façamos o inversor de frequência ultrapassar a frequência de 60 Hz?

Que acontece com o motor caso façamos o inversor de frequência ultrapassar a frequência de 60 Hz?

O inversor atua mudando esta frequência na entrada do motor, caso a frequência seja maior, consequentemente a velocidade do motor será maior, e caso a frequência seja menor a velocidade também é menor.

Qual a causa de problemas com o inversor de frequência?

  • Outra causa de problemas com o inversor de frequência é o curto-circuito nas fases da alimentação. Neste caso o defeito é fácil de ser identificado pois, na maioria das vezes, há a presença de carbonização (queima) nos terminais. Além disso, nessa situação a placa principal do inversor é danificada permanentemente, inviabilizando seu conserto.

Por que um inversor de frequência pode queimar?

  • Um inversor de frequência pode queimar por diversos motivos. Em muitos casos a queima é causada por natureza externa, ou seja, por fatores que não são relacionados a defeitos de fabricação do inversor. Nesses casos, é de extrema importância identificar o motivo da queima antes de adquirir um novo inversor.

Quais são as aplicações para inversores de frequência?

  • As aplicações para inversores de frequência são diversas. No ramo industrial esses dispositivos são utilizados em diversos tipos de maquinários, como esteiras transportadoras, rotuladoras, entre outras. Porém existem também outras aplicações onde é necessário variar a velocidade de motores trifásicos.

Como verificar as conexões do motor ao inversor?

  • Mesmo que, aparentemente, as conexões do motor ao inversor estejam corretas, deve-se monitorar as pontas do motor (na própria carcaça do motor) e verificar se há alguma anomalia. Um curto-circuito entre fases do motor, mesmo que por pouco tempo, pode causar a queima de um módulo de potência.

Postagens relacionadas: