adplus-dvertising

O que acontece se o fiador não pagar?

Índice

O que acontece se o fiador não pagar?

O que acontece se o fiador não pagar?

Se não tiver como pagar, o patrimônio do fiador pode ser penhorado, inclusive a casa onde ele mora. ... “Se o fiador só tiver um bem imóvel, que é considerado bem de família, este imóvel será penhorado para pagar a dívida da locação”, explica a Ildecer Amorim, conselheira da OAB.

O que acontece com o fiador?

O fiador em um contrato de aluguel é responsável por assumir as despesas caso o inquilino não cumpra com o pagamento do aluguel, condomínio, IPTU, ou até mesmo um possível dano ao imóvel. ... É importante o inquilino (locatário) apresentar o comprovante de pagamento do aluguel para o fiador todo mês.

Tem como deixar de ser avalista de alguém?

Para deixar de ser avalista, terá o banco de dar o seu acordo. ... Compreende-se que o banco adopte cautelas. Caso contrário, para se libertarem de responsabilidades, os sócios avalistas cederiam as suas quotas a pessoas sem património, deixando assim de correr quaisquer riscos e diminuindo a protecção do credor.

Quando o fiador paga a dívida ao devedor?

  • Quando o fiador paga a dívida, fica com o direito do credor sobre o devedor e pode exigir-lhe o cumprimento da obrigação. Mas, na prática, se o devedor não conseguiu pagar a dívida ao credor dificilmente terá condições de pagar ao fiador, a menos que a sua situação financeira sofra uma reviravolta positiva.

Será que o fiador não pode exigir qualquer pagamento ao fiador?

  • Se não o fizer, o senhorio não pode exigir qualquer pagamento ao fiador. Se é fiador num crédito à habitação, pode recusar-se a pagar a dívida enquanto o banco não executar primeiro todos os bens de quem pediu o empréstimo.

Qual o direito do fiador ao cumprimento da obrigação?

  • Na verdade, na maioria dos casos, no momento da assinatura do contrato, o fiador não tem sequer a noção do que é que significa o benefício de excussão prévia e a respetiva renúncia. Outro dos direitos do fiador é a sub-rogação nos direitos do credor quando o fiador realiza o cumprimento da obrigação.

Por que o fiador é o devedor principal?

  • Esta é uma situação bastante comum, principalmente em contratos de locação e de compra e venda. O fiador nada mais é do que uma garantia, um devedor secundário, caso o devedor principal não consiga pagar a dívida contraída.

Postagens relacionadas: