O que acontece com o material quando aumentamos a quantidades de discordâncias?
Índice
- O que acontece com o material quando aumentamos a quantidades de discordâncias?
- O que pode ocorrer quando duas discordâncias interagem dentro de uma matriz cristalina?
- Como as discordâncias se deslocam no material?
- Qual a importância das discordâncias para a deformação plástica nos materiais?
- O que são discordâncias na estrutura cristalina?
- Por que os materiais policristalinos são mais resistentes que os materiais monocristalinos?
- Qual o efeito da temperatura sobre o módulo de elasticidade?
- Como ocorre a movimentação das discordâncias?
- Quais são os efeitos da indutividade em determinados materiais?
- Qual o principal mecanismo de deformação plástica?
- Como ocorre o aumento da temperatura do objeto?

O que acontece com o material quando aumentamos a quantidades de discordâncias?
Assim quando aumentamos a densidade de discordâncias, isto é, a quantidade delas, mais difícil será de mover novas discordâncias devido a essas forças de repulsão. Portanto quando trabalhamos um metal a frio, ou seja, deformamo-lo plasticamente, aumentamos o número de discordâncias.
O que pode ocorrer quando duas discordâncias interagem dentro de uma matriz cristalina?
Em outras palavras, eles endureciam por deformação. discordâncias movimentam-se, multiplicam-se, interagem entre si formando “emaranhados”. discordâncias continue a ocorrer passa a haver a necessidade de tensões crescentes.
Como as discordâncias se deslocam no material?
O encruamento no material ocorre quando as discordâncias se deslocam para regiões mais energéticas do material como os contornos de grãos, gerando como consequência o aumento na dureza. O aumento do tamanho de grão provocado por um processo de laminação a quente aumenta a resistência do material.
Qual a importância das discordâncias para a deformação plástica nos materiais?
As discordâncias possibilitam a deformação plástica, pois a quebra das ligações atômicas ocorre de forma localizada exigindo assim menores tensões. Tal fenômeno é denominado DESLIZAMENTO (ou ESCORREGAMENTO).
O que são discordâncias na estrutura cristalina?
Os defeitos de linha, também chamados de discordâncias são defeitos que causam a distorção da rede cristalina em torno de uma linha e caracterizam-se por envolver um plano extra de átomos.
Por que os materiais policristalinos são mais resistentes que os materiais monocristalinos?
Metais monocristalino não possuem variações na geometria do seu arranjo cristalino que impeçam o movimento das discordâncias, metais policristalinos são mais resistentes do que os equivalentes monocristalinos, isto significa que são necessárias maiores tensões para dar início ao escorregamento e ao consequente ...
Qual o efeito da temperatura sobre o módulo de elasticidade?
O módulo de elasticidade diminui apenas aumenta a temperatura. Até 120ºC existe uma diminuição linear não muito acentuada, em torno de 8%. Já de 120ºC até 200ºC a diminuição também é linear, porém, bastante acentuada chegando a 38%.
Como ocorre a movimentação das discordâncias?
- A movimentação das discordâncias se dá preferencialmente através de planos específicos e, dentro desses planos, em direções específicas, ambos com a maior densidade atômicade um dado reticulado cristalino. Essa combinação de um plano e uma direção é chamada de sistema de escorregamento(“slip system”). Sistemas de Escorregamento
Quais são os efeitos da indutividade em determinados materiais?
- DEFEITOS INTRODUÇÃO SELETIVA CONTROLE DO NÚMERO ARRANJO Permite desenhar e criar novos materiais com a combinação desejada de propriedades 6 Exemplos de efeitos da presença de imperfeições oO processo de dopagem em semicondutores visa criar imperfeições para mudar o tipo de condutividade em determinadas regiões do material
Qual o principal mecanismo de deformação plástica?
- Nos materiais cristalinoso principal mecanismo de deformação plástica geralmente consiste no escorregamento de planos atômicos atravésda movimentação de discordâncias. Já nos materiais amorfosconsiste no escoamento viscoso. Deformação plástica produzida pela movimentação de uma discordância em cunha
Como ocorre o aumento da temperatura do objeto?
- O resultado disso é um aumento no tamanho do objeto, ou seja, quando aquecido, ele sofre uma dilatação. O aumento de temperatura provoca um afastamento das moléculas e um consequente aumento do tamanho do corpo. Com o aumento da agitação molecular, as moléculas ficam mais afastadas uma das outras.