O que faz o diafragma?

O que faz o diafragma?
O diafragma é um anel flexível envolvido por uma borracha fina, que impede a entrada dos espermatozoides no útero. Para haver o funcionamento correto do diafragma, a mulher deve colocá-lo dentro da vagina cerca de 15 a 30 minutos antes da relação, e retirá-lo 12 horas após o ato sexual.
Qual a origem do diafragma?
- Parte lombar: Ligamentos arqueados medial e lateral (arcos lombocostais), corpos vertebrais L1-L3 (e discos intervertebrais), ligamento longitudinal anterior. A inervação motora do diafragma vem dos nervos frênicos (C3-C5). Esses nervos inervam o diafragma pela sua superfície abdominal, depois de o penetrarem.
Qual a contração do diafragma?
- A contração do diafragma é necessária para os pulmões se expandirem e para ajudar a aumentar a pressão intra-abdominal necessária para empurrar o bebê para fora do útero. Essas e outras ações do diafragma serão discutidas nesta página.
Como o diafragma desce?
- O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões. Com a expiração ocorre o inverso. O diafragma e os músculos intercostais se relaxam, subindo o diafragma e baixando as costelas.
Por que o diafragma se eleva?
- O diafragma se eleva e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, forçando o ar a sair dos pulmões. A cada movimento respiratório, um homem jovem inala e exala, em média, cerca de meio litro de ar; esse valor é um pouco menor para a média das mulheres.