O que acontece com o cérebro quando praticamos atividade física?
Índice
- O que acontece com o cérebro quando praticamos atividade física?
- Como o cérebro muda com o aprendizado?
- Por que o cérebro funciona melhor quando fazemos atividade física?
- Como o cérebro aprende uma habilidade?
- Por que o exercício físico beneficia mais o cérebro do que a perda de peso?
- Por que o cérebro se torna mais ativo durante o exercício?
- Por que o cérebro exige mais energia durante o exercício?
- Qual a freqüência cardíaca do cérebro?
- Qual a ligação entre exercício e cognição?

O que acontece com o cérebro quando praticamos atividade física?
Durante a atividade física, o corpo naturalmente produz mais serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. Isso causa a chamada “estabilização afetiva”, que ajuda a memória e melhora a capacidade de raciocínio rápido.
Como o cérebro muda com o aprendizado?
Eles descobriram que novos padrões de atividade neural emergem com o aprendizado a longo prazo e estabelecem uma ligação causal entre esses padrões e novas habilidades comportamentais.
Por que o cérebro funciona melhor quando fazemos atividade física?
Quando praticamos atividade física, o aumento da frequência cardíaca promove a oxigenação do cérebro, estimulando o fluxo sanguíneo no local. Isso estimula o cerebelo, responsável pela coordenação motora, e também aumenta a atividade no hipocampo, associado à memória e ao aprendizado.
Como o cérebro aprende uma habilidade?
Aprender é uma função cognitiva que sempre implica em modificações neurológicas celulares, elétricas e químicas. As sinapses estão relacionadas à capacidade de aprender interagindo com o ambiente. Assim, estruturas do sistema nervoso processam novas informações criando, fortalecendo e também enfraquecendo sinapses.
Por que o exercício físico beneficia mais o cérebro do que a perda de peso?
Observou-se que o exercício promove a produção de neurotrofinas, levando a uma maior plasticidade cerebral e, portanto, melhor memória e aprendizado.
Por que o cérebro se torna mais ativo durante o exercício?
- Seu cérebro se torna muito mais ativo durante o exercício, “talvez mais ativo do que em qualquer outro momento”, diz Maddock. Uma maneira pela qual os neurônios se comunicam é com pulsos elétricos e, às vezes, redes inteiras de neurônios disparam em uníssono, como um grupo de torcedores de futebol cantando juntos em um jogo.
Por que o cérebro exige mais energia durante o exercício?
- E da mesma maneira que seus músculos exigem mais energia durante o exercício, o cérebro começa a engolir glicose ou outros carboidratos quando o corpo está em movimento. “No passado, ninguém tinha ideia do que o cérebro estava fazendo com todo esse combustível”, diz Maddock.
Qual a freqüência cardíaca do cérebro?
- Sua freqüência cardíaca aumenta à medida que bombeia sangue oxigenado pelo corpo e no cérebro. E da mesma maneira que seus músculos exigem mais energia durante o exercício, o cérebro começa a engolir glicose ou outros carboidratos quando o corpo está em movimento.
Qual a ligação entre exercício e cognição?
- Nossos corpos, incluindo nossos cérebros, foram ajustados para atividades de resistência ao longo de milênios de perseguição de presas . “Nós projetamos isso de nossas vidas agora”, diz Charles Hillman, professor de psicologia da Northeastern University que passou décadas estudando a ligação entre exercício e cognição.