Qual a principal forma de transmissão do cysticercus bovis ao hospedeiro definitivo?
Índice
- Qual a principal forma de transmissão do cysticercus bovis ao hospedeiro definitivo?
- Qual é o hospedeiro definitivo da Taenia solium?
- Como o homem pode acabar se tornando hospedeiro intermediário da teníase?
- Porque Pode-se dizer que a cisticercose é um problema de saúde pública?
- Qual a forma de transmissão da cisticercose?
- Quais são as lesões encontradas no caso da cisticercose?
- Qual a diferença entre as tênias solium e a saginata?
- Como a tênia é capaz de sobreviver dentro do intestino do ser humano?
- Quais são os sintomas do cisticerco?
- Qual o ciclo de vida da cisticercose?
- Qual o período de incubação dos cistos?
- Quais são os parasitos dos hospedeiros?
Qual a principal forma de transmissão do cysticercus bovis ao hospedeiro definitivo?
O homem (hospedeiro definitivo) se infecta ao ingerir carne de porco mal cozida ou mal-assada contendo os cisticercos vivos. Após três meses da ingestão do cisto o homem começa a eliminar proglótides grávidas pelas fe- zes.
Qual é o hospedeiro definitivo da Taenia solium?
O homem é o hospedeiro definitivo e consequentemente a principal fonte de infecção deste parasita, sendo responsável pela transmissão aos animais e a si próprio. Teníase – é adquirida através do consumo de carne crua ou insuficientemente cozida contendo os cisticercos (larvas).
Como o homem pode acabar se tornando hospedeiro intermediário da teníase?
O hospedeiro definitivo da Taenia, em que ocorre a fase adulta, é o homem. No entanto, na cisticercose, o homem é hospedeiro intermediário, pois ele é contaminado ao ingerir o ovo pela água e alimentos contaminados ou ao levar a mão suja à boca (autocontaminação).
Porque Pode-se dizer que a cisticercose é um problema de saúde pública?
Mas, a grande importância do complexo teníase-cisticercose para a saúde pública está no fato de que o homem, além de hospedeiro definitivo da tênia, pode se tornar hospedeiro intermediário e abrigar a fase larval.
Qual a forma de transmissão da cisticercose?
É uma doença parasitária causada pela ingestão dos ovos da tênia, presente nas fezes do indivíduo com teniose.
Quais são as lesões encontradas no caso da cisticercose?
A cisticercose caracteriza-se pelo estágio patológico decorrente da infecção de hospedeiros vertebrados pela forma larval da Taenia saginata (Figura 1), através de uma ou mais lesões vesiculares, chamadas de cisticerco.
Qual a diferença entre as tênias solium e a saginata?
A teníase é uma verminose causada por duas espécies de platelmintos, a Taenia solium e a Taenia saginata. ... A diferença está no fato de a Taenia solium ter como hospedeiro intermediário o porco, e a Taenia saginata, o boi.
Como a tênia é capaz de sobreviver dentro do intestino do ser humano?
No interior do intestino humano as tênias se reproduzem produzindo uma grande quantidade de ovos. As proglótides fecundadas ou os próprios ovos são eliminados com as fezes. Os ovos liberados no ambiente podem contaminar o capim dos pastos, alimentos e fontes de água.
Quais são os sintomas do cisticerco?
- Muitos casos são assintomáticos e só são identificados pelo surgimento de nódulos decorrentes da instalação da larva na musculatura. Quando o cisticerco se aloja no cérebro, os sintomas são mais graves, causados pela degeneração que desencadeia inflamação no cérebro humano.
Qual o ciclo de vida da cisticercose?
- O ciclo de vida da cisticercose pode ser representado da seguinte forma: A cisticercose é adquirida pelo homem através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de porco que contém ovos da Tênia. Os ovos, cerca de 3 dias após serem ingeridos, rompem e liberam as larvas que conseguem passar do intestino para a corrente sanguínea, ...
Qual o período de incubação dos cistos?
- O período de incubação dura de quatro a cinco anos, ou seja, os sintomas podem aparecer anos depois da ingestão dos ovos da tênia. Os sintomas geralmente surgem quando os cistos começam a envelhecer e provocam uma resposta inflamatória do hospedeiro.
Quais são os parasitos dos hospedeiros?
- Normalmente os parasitos são específicos dos hospedeiros, mas existem espécies de parasitas que conseguem se instalar em duas ou mais espécies de hospedeiros durante o seu ciclo de vida. Como exemplo, a Taenia solium que causa a teníase e vive no intestino humano na fase adulta, parasita o porco na sua fase larval.