adplus-dvertising

Como funciona a articulação do tornozelo?

Índice

Como funciona a articulação do tornozelo?

Como funciona a articulação do tornozelo?

Articulação do tornozelo. É uma articulação uniaxial, do tipo gínglimo, em dobradiça. Realiza movimentos de dorsiflexão e flexão plantar. Envolve a extremidade inferior da tíbia e seu maléolo medial, o maléolo lateral da fíbula e o corpo do tálus.

Quais são os músculos do tornozelo?

Porção calcaneofibular do ligamento lateral do tornozelo. 4. Porção calcaneotibial do ligamento medial (deltóide) da articulação do torno- zelo. O suporte é também provido pelos tendões dos músculos fibular longo, fibular curto, flexor longo do hálux, tibial posterior e flexor longo dos dedos.

Quais as articulações do tornozelo e pé?

A articulação do tornozelo, também conhecida como articulação talocrural, permite a dorsiflexão e a flexão plantar do . É constituída por três articulações: articulação superior do tornozelo (tibio-társica), articulação talocalcaneonavicular e articulação subtalar.

Como é composto o tornozelo?

A articulação do tornozelo é formada pela união dos ossos da perna – tíbia e fíbula – e o osso do talo (um grupo de ossos conhecidos coletivamente como tarso, localizado no pé). Juntos, esses três ossos formam uma articulação sinovial que permite a flexão plantar e a flexão dorsal do pé.

O que é uma articulação Talocrural?

Articulação talocrural - formada pela extremidade inferior da tíbia e fíbula com o dorso do tálus. Articulação subtalar - entre o tálus e o calcâneo. Articulação tibiofibular - formada pela extremidade inferior da tíbia e da fíbula.

Qual a função dos ligamentos do tornozelo?

Sua principal função é estabilizar a região medial do tornozelo e impedir o movimento de eversão. Fibras Tibionaviculares – EStão inseridas na tuberosidade do osso navicular e posterior a este elas se unem com a margem medial do ligamento calcaneonavicular plantar.

Quais os músculos responsáveis pela flexão plantar?

Extensão (flexão plantar):

  • Gastrocnêmio.
  • Sóleo.
  • Tibial posterior.
  • Fibular longo.

Qual é o tipo de articulação do tornozelo?

1- Articulação do tornozelo (Articulação Talocrural) – entre os ossos do pé (tálus) e da perna (tíbia e fíbula).

Qual a função primária do tornozelo e pé?

Apresenta função primária de absorver os impactos com o solo e propiciar a liberação de energia propulsora na caminhada, corrida e saltos. Tal função é resultado da interação de articulações, tecidos conectivos e músculos.

O que é supinação do tornozelo?

Articulação subtalar O eixo de movimento da subtalar é oblíquo e corre para todos os planos, portanto os movimentos triplanares (dorsiflexão e flexão plantar no plano sagital; inversão e eversão no plano frontal e abdução e adução no plano transverso) da subtalar são denominados pronação e supinação.

Quais são os ligamentos da articulação do tornozelo?

  • A anatomia dos numerosos ligamentos da articulação do tornozelo é bastante interessante. Por exemplo, a sindesmose é uma localização comum de lesões. Os ligamentos da sindesmose consistem do ligamento talofibular (taloperoneal) anterior na parte ventral e do ligamento talofibular (taloperoneal) posterior na parte dorsal da porção distal da perna.

Qual a anatomia da porção articular inferior do tornozelo?

  • A anatomia óssea da porção articular inferior do tornozelo é menos complexa, já que ela consiste basicamente em duas partes. Os seguintes ossos formam a porção articular inferior. Aprender anatomia não é fácil, exige esforço e dedicação.

Qual é a função do tornozelo?

  • O tornozelo é a articulação que faz a ligação das pernas e dos pés. Ele é uma estrutura estável composta por três ossos com ligamentos e tendões que mantêm a sua estabilidade. Sua função é receber e distribuir para os pés toda a carga de peso que vem do corpo.

Qual o ligamento colateral do tornozelo?

  • Na parte lateral está o ligamento fibular (peroneal) colateral (ou ligamento colateral lateral, LCL). Este ligamento possui importante papel na restrição da supinação na porção inferior da articulação do tornozelo. Um trauma de supinação (distensão do tornozelo) é frequentemente causada por uma hiperdistensão ou ruptura completa.

Postagens relacionadas: