Qual o mecanismo do diabetes tipo 2?
Índice
Qual o mecanismo do diabetes tipo 2?
Type 2. No diabetes tipo 2, o organismo produz insulina, mas ela não exerce a função adequada. Isso acontece por duas razões: As células beta do pâncreas produzem insulina, mas não o suficiente para baixar o açúcar no sangue e produzir a energia que o corpo necessita.
Quais as anormalidades metabólicas que levam a diabetes tipo 2?
As anormalidades patofisiológicas associadas ao diabetes tipo 2 são mais bem compreendidas quando divididas em 3 componentes: deficiência relativa de insulina, sensibilidade tecidual diminuída aos efeitos da insulina e respostas metabólicas anormais à alimentação.
Qual o papel da insulina e do glucagon no metabolismo da glicose?
- A insulina e o glucagon exercem papel fundamental na regulação do metabolismo da glicose, lipídios e proteínas.
Como ocorre a diabetes tipo 2?
- Ao contrário do que ocorre na maioria dos casos de diabetes tipo 1, a diabetes mellitus tipo 2 não tem origem autoimune e ocorre principalmente em adultos que são obesos, sedentários e com histórico familiar positivo. A DM2 é um tipo de diabetes que ocorre por uma insuficiente ação da insulina na circulação sanguínea.
Como a insulina transforma a glicose em gordura?
- A insulina então transforma a glicose em excesso em gordura, mais especificamente em triglicerídeos, por meio de um processo chamado De Novo Lipogenesis. É fundamental entender esse processo, não em sua complexidade, mas na ideia fundamental de que carboidratos em excesso irão gerar gordura acumulada.
Quando ocorre a incidência do diabetes tipo 1?
- Existem dois picos na incidência do diabetes, o primeiro ocorre entre os 4 e 7 anos e o segundo entre os 10 e 14 anos. Em resumo, o paciente já nasce com as alterações genéticas que favorecem o surgimento da diabetes tipo 1, desenvolve os auto-anticorpos nos primeiros anos de vida e só vai apresentar a doença mesmo no meio para o final da infância.