O que acontece se o cordão umbilical for arrancado?
Índice
- O que acontece se o cordão umbilical for arrancado?
- O que acontece se o cordão umbilical não for cortado?
- Quando tirar o clipe do cordão umbilical?
- Qual a medida para cortar o cordão umbilical?
- Porque tem que cortar o cordão umbilical?
- É obrigatório cortar o cordão umbilical?
- Por que o cordão umbilical pode trazer algum problema?
- Como cortar o cordão umbilical após o nascimento do bebê?
- Qual a diretrizes sobre corte do cordão umbilical?
- Como funciona o Cordão do bebê durante a gravidez?
O que acontece se o cordão umbilical for arrancado?
Quando há prolapso do cordão umbilical, o corpo do feto pode colocar pressão sobre o cordão e cortar o seu suprimento de sangue. Essa complicação incomum pode ser evidente (clara) ou não (oculta).
O que acontece se o cordão umbilical não for cortado?
Segundo pesquisadores, o ideal é aguardar de dois a cinco minutos antes da cisão, para o bebê receber o sangue da placenta. Estudo descobriu que cortar o cordão umbilical logo após o parto coloca a saúde dos bebês em risco e pode levar à deficiência de ferro e anemia na vida adulta.
Quando tirar o clipe do cordão umbilical?
Quando o bebê nasce, o obstetra corta o cordão umbilical e o pediatra coloca o “clamp” no coto umbilical, que é um clip de plástico para vedar a entrada. Esse clamp é (e deve ser!) retirado ainda no hospital, antes da alta do bebê.
Qual a medida para cortar o cordão umbilical?
Para realizar esse corte, o obstetra posiciona uma pinça a dois centímetros do umbigo do bebê e outra a quatro centímetros. O corte é realizado nesse espaço entre as pinças. O pedaço que fica ligado ao umbigo do bebê é fechado e é mantido com curativo até cair sozinho, geralmente sete dias após o nascimento.
Porque tem que cortar o cordão umbilical?
O corte precoce do cordão aumenta o risco de o bebê ter anemia. Além disto, o clampeamento tardio do cordão, diminui o risco de hemorragia intraventricular, enterocolite necrosante, sepse infantil e transfusão de sangue.
É obrigatório cortar o cordão umbilical?
A Organização Mundial da Saúde recomenda que o corte do cordão umbilical seja feito de um a três minutos após o parto, a não ser que o bebê tenha sofrido asfixia e precise ser removido imediatamente para que os médicos realizem os procedimentos de reanimação.
Por que o cordão umbilical pode trazer algum problema?
- Em alguns bebês o cordão umbilical pode ter apenas 2 vasos (uma artéria e uma veia). Essa condição é chamada de artéria umbilical única e na maioria das vezes não tem nenhuma implicação para a gestação. Existe também o mito de que o cordão enrolado no pescoço do bebê poderia trazer algum problema.
Como cortar o cordão umbilical após o nascimento do bebê?
- A espera para cortar o cordão umbilical após o nascimento do bebê pode ser benéfica para a criança. Esses breves momentos proporcionam um fornecimento extra de sangue, assim como de ferro e hemoglobina. Então, como se deve proceder? Em um parto, o mais comum é que o cordão umbilical seja cortado após o nascimento do bebê.
Qual a diretrizes sobre corte do cordão umbilical?
- Essa semana, médidos do American College of Obstetricians and Gynecologists (ACGO), órgão norte-americano equivalente à Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), lançaram nova diretrizes sobre o corte do cordão umbilical.
Como funciona o Cordão do bebê durante a gravidez?
- Durante a gravidez, o bebê está unido à placenta por meio do cordão umbilical. Esse cordão é constituído por duas artérias e uma veia, protegidos por um tecido esbranquiçado. Os vasos sanguíneos têm uma forma em espiral bastante particular. Sua função é fornecer ao bebê os nutrientes e o oxigênio necessários à sua vida dentro do ventre materno.