Qual a diferença entre o ar que entra no nosso corpo é o ar que sai?
Qual a diferença entre o ar que entra no nosso corpo é o ar que sai?
Na inspiração, o ar entra em nossos pulmões; na expiração, sai. Na inspiração, o diafragma (músculo encontrado logo abaixo dos pulmões) e os músculos intercostais (músculos localizados entre as costelas) contraem-se.
O que precisa ocorrer para que o ar atmosférico pode atingir os pulmões?
I. Para o ar penetrar no tubo respiratório e chegar aos pulmões, é necessário haver uma diferença entre a pressão atmosférica e a pressão existente na cavidade torácica.
Como o ar entra nos pulmões?
- Na inspiração, o ar entra em nossos pulmões; na expiração, sai. Na inspiração, o diafragma (músculo encontrado logo abaixo dos pulmões) e os músculos intercostais (músculos localizados entre as costelas) contraem-se. O diafragma provoca o alongamento da cavidade torácica e os músculos intercostais promovem o levantamento das costelas.
Como ocorre a entrada de ar nos pulmões?
- A entrada de ar nos pulmões, a inspiração, dá-se pela contração da musculatura do diafragmae dos músculos intercostais (músculos que estão entre as costelas). O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, com isso ocorre um aumento do volume da caixa torácica (estrutura óssea que protege os pulmões e o coração), fazendo com que o ar entre ...
Por que o ar é expulso dos pulmões?
- Nem todo ar é expulso dos pulmões, ficando um pequeno volume que permanece dentro dos alvéolos, evitando que haja um colapso nas finas paredes dos alvéolos. O movimento respiratório é controlado por um centro nervoso localizado na medula espinal. Em condições normais esse centro produz impulso a cada 5 segundos, ...
Como ocorre a saída do ar dos pulmões?
- Em seguida ocorre a saída de ar dos pulmões, a expiração, acontece o relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais, eleva-se o diafragma e as costelas abaixam, diminuindo assim o volume da caixa torácica, expulsando o ar dos pulmões.