O que é temperatura ótima de uma enzima?
Índice
- O que é temperatura ótima de uma enzima?
- Qual o efeito das enzimas sobre a velocidade das reações por quê?
- O que é uma enzima Alosterica?
- Qual a temperatura certa das enzimas humanas?
- Qual o coeficiente de temperatura da enzima?
- Qual a temperatura de desnaturação da enzima?
- Por que a temperatura acima de quarenta graus pode levar a inatividade de enzimas?
O que é temperatura ótima de uma enzima?
Dentro da faixa de temperatura que uma enzima consegue atuar, há um ponto conhecido como temperatura ótima, em que sua atividade é máxima, ou seja, a enzima opera com aceleração máxima da reação, e a formação do produto ocorre no menor tempo possível.
Qual o efeito das enzimas sobre a velocidade das reações por quê?
As enzimas aceleram as reações de forma seletiva, sendo, portanto, catalisadores muito específicos. As enzimas são capazes de acelerar uma reação mediante a diminuição da energia de ativação, ou seja, elas reduzem a quantidade de energia que deve ser adicionada para que uma reação tenha início.
O que é uma enzima Alosterica?
Enzimas alostéricas são enzimas que contem uma região separada daquela em que se liga o substrato, na qual pequenas moléculas regulatórias podem se ligar e modificar a atividade catalítica destas enzimas. As modificações no sítio catalítico podem diminuir ou acelerar a velocidade da reação.
Qual a temperatura certa das enzimas humanas?
- A maioria das enzimas humanas, têm sua temperatura ótima entre 35 e 40ºC, a faixa de temperatura normal do nosso corpo. Já bactéria que vivem em fontes de água quente têm enzimas cuja temperatura ótima fica ao redor de 70ºC.
Qual o coeficiente de temperatura da enzima?
- Isso se deve aos valores típicos de energia de ativação que variam de 15 a 70 kJ.M1 [5]. Esse aumento de velocidade é quantificado pelo termo Q10, também conhecido como coeficiente de temperatura. É interessante notar que a temperatura ótima para a enzima representada na Figura 1 foi de 55 oC quando a incubação foi realizada em períodos curtos.
Qual a temperatura de desnaturação da enzima?
- Na presença de glicose, a estabilidade da enzima aumenta e a temperatura de desnaturação sobe para to 53.7 oC [1,2], podendo chegar a 62 oC com excesso de glicose [3]. A ligação de glicose na hexocinase de levedura aumenta, também, a estabilidade térmica da enzima.
Por que a temperatura acima de quarenta graus pode levar a inatividade de enzimas?
- Temperaturas acima de quarenta graus podem levar a inatividade de algumas enzimas, causando danos irreversíveis ao nosso corpo. Algumas proteínas globulares desnaturadas conseguem voltar à sua estrutura terciária natural, quando expostas às condições nativas para sua atividade. É o processo de renaturação.