O que a agitação molecular causa na temperatura?
O que a agitação molecular causa na temperatura?
Temperatura é o estado de agitação molecular dos corpos. A forma de se identificar a temperatura de um corpo, segundo o senso comum, é a utilização das palavras quente e frio, mas, na verdade, quente é quando as moléculas estão muito agitadas, ocasionando um aumento na temperatura do corpo.
Quanto maior a temperatura das moléculas?
- Em outras palavras, quanto mais agitadas estiverem as moléculas, maior será a temperatura. Quanto menor o estado de agitação molecular, menor a temperatura. Desse fenômeno extrai-se uma consequência fundamental para o que se e estuda aqui.
Qual é a temperatura de um corpo?
- Temperatura é o estado de agitação molecular dos corpos. A forma de se identificar a temperatura de um corpo, segundo o senso comum, é a utilização das palavras quente e frio, mas, na verdade, quente é quando as moléculas estão muito agitadas, ocasionando um aumento na temperatura do corpo.
Como ocorre o aumento da temperatura do objeto?
- O resultado disso é um aumento no tamanho do objeto, ou seja, quando aquecido, ele sofre uma dilatação. O aumento de temperatura provoca um afastamento das moléculas e um consequente aumento do tamanho do corpo. Com o aumento da agitação molecular, as moléculas ficam mais afastadas uma das outras.
Qual o fenômeno relacionado ao aumento de temperatura?
- Ao ser exposto a uma variação de temperatura, o mercúrio apresentava um coeficiente de dilatação maior do que o do vidro e se expandia, de forma a indicar a temperatura aferida. Um outro fenômeno relacionado ao aumento de temperatura é a mudança de fase de uma substância.