O que acontece se a empresa não usar EPC?
Índice
- O que acontece se a empresa não usar EPC?
- Quais as consequências para uma empresa que entrega os EPI aos empregados mas não fiscaliza o seu uso?
- Qual a consequência legal mais grave de uma recusa injustificada para o uso de EPI pelo empregado?
- Quais as empresas que não usam o EPC?
- Qual a importância do EPC?
- Como o EPC protege os funcionários?
- Qual a diferença entre EP e EP?

O que acontece se a empresa não usar EPC?
Portanto, diante de um acidente que poderia ter sido evitado com o uso de um EPC, por exemplo, a repercussão pode ocorrer nas esferas: civil, trabalhista e até mesmo penal. Sendo que na esfera penal, poderá o empregador responder por processos criminais e sofrer com a sanção máxima de uma prisão.
Quais as consequências para uma empresa que entrega os EPI aos empregados mas não fiscaliza o seu uso?
Já Priscilla Costa Halasi, do Trigueiro Fontes Advogados, afirma que a empresa que não fiscaliza a utilização de EPI por seus funcionários assume o risco de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e, como consequência, pode ser responsabilizada pelo pagamento de dano moral, material, estético e pensão vitalícia.
Qual a consequência legal mais grave de uma recusa injustificada para o uso de EPI pelo empregado?
Tal recusa injustificada pelo empregado do uso do EPI, também possibilita a demissão por justa causa, é o que salienta CASSAR (2014): “O empregador também está obrigado a fornecer gratuitamente o equipamento de proteção individual adequado ao risco e a mantê-lo em perfeito estado de conservação e funcionamento (art.
Quais as empresas que não usam o EPC?
- E as empresas que não usam EPC? O descumprimento da norma que regulamenta a segurança do trabalhador gera multas para o empregador. Essas multas vão ser de pelo menos, o descumprimento da regra obrigatória. Além disso, se ocorrer algum acidente, a empresa pode ser responsabilizada pelo ocorrido.
Qual a importância do EPC?
- Qual a importância do EPC? O Brasil se encontrou em um dos primeiros lugares entre os países com maior número de acidentes de trabalho. Depois da divulgação desse dado, as coisas começaram a mudar, mesmo que ligeiramente, e os Equipamentos de Proteção Coletiva estão aí para ajudar a mudar isso.
Como o EPC protege os funcionários?
- Eles protegem de forma geral, atingindo todos os funcionários. Enquanto que alguns tipos de EPI (Equipamento de Proteção Individual) protegem o funcionário individualmente, o EPC ajuda a manter todos os profissionais saudáveis, protegidos e orientados sobre as medidas de segurança.
Qual a diferença entre EP e EP?
- Qual a diferença entre EPC e EPI? O significado de EPI é Equipamento de Proteção Individual, portanto, a diferença entre EPI e EPC é que o EPI são dispositivos que protegem cada colaborador separadamente, diferente do que protege coletivamente.