O que acontece com as partículas do líquido do termômetro da coluna quando se observa sua dilatação?
Índice
- O que acontece com as partículas do líquido do termômetro da coluna quando se observa sua dilatação?
- O que acontece com o líquido de um termômetro?
- O que ocorre com o líquido do termômetro Quando a temperatura está alta ou baixa?
- Quais são as características que um líquido precisa ter para ser utilizado em um termômetro de coluna líquida?
- Qual é o líquido presente no termômetro e qual é o fator que provoca a sua dilatação?
- Como funciona o termômetro de coluna líquida?
- Qual o líquido que fica no termômetro?
- Por que o termômetro deve estar em contato com o corpo?
- Quando se mede a temperatura de uma pessoa deve se deixar o termômetro durante algum tempo qual o motivo desse procedimento *?
- Como ocorre a dilatação térmica dos líquidos?
- Quando surgiu o primeiro termômetro de líquido?
- Como determinar a dilatação de um líquido?
- Como é o funcionamento de um termômetro?

O que acontece com as partículas do líquido do termômetro da coluna quando se observa sua dilatação?
Termômetros de coluna medem temperaturas a partir da dilatação da matéria. O que ocorre é que, ao absorverem a energia térmica que é transferida, as partículas do líquido, geralmente mercúrio, afastam-se umas das outras, provocando um aumento no volume do líquido ocasionando a dilatação do material.
O que acontece com o líquido de um termômetro?
Quando o termômetro entra em constato com o liquido, o qual esta em uma temperatura maior que a dele, há uma transferência de calor para o mesmo, causando uma agitação das moléculas do liquido com dilatação do mesmo.
O que ocorre com o líquido do termômetro Quando a temperatura está alta ou baixa?
O aparelho Termômetro é usado para determinar os valores de temperatura. Ele consiste em um fino tubo capilar de vidro graduado e que contém um bulbo cheio de mercúrio, e à medida que a temperatura aumenta este líquido se expande por capilaridade.
Quais são as características que um líquido precisa ter para ser utilizado em um termômetro de coluna líquida?
O líquido colocado nos termômetros geralmente é o mercúrio, pois o mercúrio dilata-se quando a temperatura aumenta, e aumenta de volume à menor variação de temperatura.
Qual é o líquido presente no termômetro e qual é o fator que provoca a sua dilatação?
O tipo de termômetro mais comum é o termômetro clínico utilizado na medição da temperatura do corpo humano. Esse termômetro utiliza a dilatação de líquidos, principalmente o mercúrio. ... Para que o líquido termométrico volte à posição inicial no interior do bulbo, é necessário sacudi-lo rapidamente.
Como funciona o termômetro de coluna líquida?
Um aumento de temperatura faz com que o líquido se dilate e a coluna desse líquido suba dentro do tubo de vidro. O líquido colocado nos termômetros geralmente é o mercúrio, pois o mercúrio dilata-se quando a temperatura aumenta, e aumenta de volume à menor variação de temperatura.
Qual o líquido que fica no termômetro?
mercúrio O termômetro e o esfigmomanômetro têm uma coluna transparente na parte interna que contém mercúrio líquido para aferir valores de temperatura corporal e pressão arterial, respectivamente.
Por que o termômetro deve estar em contato com o corpo?
Quando o termômetro fica em contato com a pele, ocorre troca de calor. A temperatura do corpo não muda, mas o mercúrio vai ficando com a temperatura igual à do organismo e o líquido tende a se expandir, pois estará aquecido. Assim, sobe pelo tubo e indica em qual grau está a temperatura do indivíduo.
Quando se mede a temperatura de uma pessoa deve se deixar o termômetro durante algum tempo qual o motivo desse procedimento *?
Para a medida da temperatura de um corpo com um termômetro, é preciso esperar o equilíbrio térmico, isto é, quando em contato com o corpo, precisamos esperar alguns minutos para que o termômetro e o corpo estejam a mesma temperatura, e assim, podernos medir seu valor.
Como ocorre a dilatação térmica dos líquidos?
- A dilatação térmica dos líquidos ocorre quando eles são aquecidos. Esse fenômeno decorre do ganho da energia cinética das moléculas que compõem o líquido, uma vez que, movendo-se mais rapidamente, elas passam a ocupar um volume maior.
Quando surgiu o primeiro termômetro de líquido?
- No século XVII surgiu o primeiro termômetro de líquido, construído por Jean Rey, um médico francês. Muito semelhante aos termômetros atuais, o aparelho de medição de temperaturas construído por Jean media a variação da temperatura através da contração ou dilatação da água contida no reservatório.
Como determinar a dilatação de um líquido?
- Para determinarmos a dilatação do volume de um líquido, precisamos conhecer o seu coeficiente de dilatação volumétrica, mas, também, deve-se levar em conta a dilatação sofrida pelo recipiente que contém esse líquido. A dilatação sofrida pelos líquidos é chamada de dilatação volumétrica.
Como é o funcionamento de um termômetro?
- - Como é o funcionamento de um termoscópio de líquido. - Como tornar o termoscópio mais eficiente. - O que é necessário para transformar um termoscópio em termômetro. 1. Como surgiram os primeiros termoscópios: