O que acontece com os cometas quando se aproximam do Sol?
Índice
- O que acontece com os cometas quando se aproximam do Sol?
- Como é a cauda de um cometa?
- Porque um cometa brilha?
- Qual a função dos cometas?
- Qual o cometa mais rápido do mundo?
- Quais são os períodos orbitais dos cometas?
- Por que os cometas são diferentes dos asteroides?
- Qual a diferença entre coma e cometa?
- Qual a origem da palavra cometa?

O que acontece com os cometas quando se aproximam do Sol?
Ouça em voz altaPausarQuando se aproxima suficientemente do Sol dá-se início ao processo de volatização de parte dos constituintes dos cometas. Os gases e grãos libertos do núcleo, devido a esse processo, formarão uma nuvem a sua volta. Chamamos essa nuvem de cabeleira (ou coma) do cometa.
Como é a cauda de um cometa?
Ouça em voz altaPausarA cauda é um rastro de poeira e gases ionizados (em azul, na foto) que pode se estender por algumas centenas de milhões de quilômetros e que o cometa vai deixando pelo caminho.
Porque um cometa brilha?
Ouça em voz altaPausarTanto a coma quanto a cauda são iluminadas pelo Sol e podem se tornar visíveis da Terra quando um cometa passa pelo sistema solar interior, a poeira refletindo a luz do sol diretamente e os gases brilhando a partir da ionização.
Qual a função dos cometas?
Ouça em voz altaPausarOs cometas guardam a história do Universo e se formaram há cerca de 4,5 bilhões de anos. No nosso Sistema Solar, uma nuvem de gelo aproximava-se do Sol em contínuo aquecimento. A pressão solar fez com que a nuvem girasse de maneira rotativa e, já distante do Sol, o material gelado aglomerou-se, formando cometas.
Qual o cometa mais rápido do mundo?
Ouça em voz altaPausarCometa Hale-Bopp, ainda ativo a distância de aproximadamente 2 000 milhões de quilômetros do Sol.
Quais são os períodos orbitais dos cometas?
- Os cometas possuem uma grande variedade de períodos orbitais diferentes, variando de poucos anos a centenas de milhares de anos, e acredita-se que alguns só passaram uma única vez no Sistema Solar interior antes de serem arremessados no espaço interestelar.
Por que os cometas são diferentes dos asteroides?
- Os cometas são distintos dos asteroides pela presença de uma coma ou cauda, apesar de cometas muito antigos que perderam todo material volátil podem se assemelhar a asteroides (veja cometas extintos ).
Qual a diferença entre coma e cometa?
- Cometa é um corpo menor do Sistema Solar que, quando se aproxima do Sol, passa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma e, em alguns casos, apresenta também uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar e dos ventos solares sobre o núcleo cometário.
Qual a origem da palavra cometa?
- A palavra cometa é originada da palavra do Latim cometes que vem da palavra do grego komē, que significa "cabeleira da cabeça". Aristóteles usou pela primeira vez a derivação komētēs para descrever cometas como "estrelas com cabeleira". O símbolo astronômico para cometas ( ☄) consiste de um disco com uma cauda similar a uma cabeleira.