O que acontece com as exportações e importações dada uma desvalorização cambial?
Índice
- O que acontece com as exportações e importações dada uma desvalorização cambial?
- Como a taxa de câmbio favorece as exportações ou as importações?
- Qual a relação entre exportação e importação?
- Quais são as exportações realizadas pelo Brasil?
- Como ocorre a desvalorização cambial?
- Qual o período de importação do produto?

O que acontece com as exportações e importações dada uma desvalorização cambial?
Quando há uma desvalorização cambial, em geral o efeito é positivo para a balança comercial do país. Isso ocorre porque os bens importados ficam mais caros relativamente, e os bens produzidos no país ficam mais competitivos no exterior (mais baratos para quem compra).
Como a taxa de câmbio favorece as exportações ou as importações?
Além de provocar uma queda da taxa de exportações por causa do aumento nos preços, eleva o número de importações e gera o aumento da inflação. Contudo, em meio a altos e baixos, a taxa de câmbio acaba exercendo influência sobre as empresas.
Qual a relação entre exportação e importação?
- Exportação e importação são atividades referentes ao comércio internacional relacionadas, respectivamente, à entrada (compra) e à saída (venda) de produtos de um determinado país.
Quais são as exportações realizadas pelo Brasil?
- No ano de 2016, o país exportou cerca de 191 bilhões de dólares e importou 140 bilhões de dólares, resultando em um saldo comercial positivo de 50,7 bilhões de dólares. As exportações realizadas pelo Brasil são destinadas, principalmente, a países como China, Estados Unidos, Argentina, Holanda e Alemanha.
Como ocorre a desvalorização cambial?
- Como explicado no item 1, a desvalorização cambial faz com que haja um aumento generalizado dos preços. Consequentemente, a renda real das pessoas diminui. Com a renda em queda, as pessoas consomem menos. Consequentemente, as vendas do comércio diminuem e os estoques se acumulam.
Qual o período de importação do produto?
- O período de importação é, normalmente, inferior ao período que se leva para produzir o produto importado. A falta de confiança entre importador e empresa exportadora pode gerar conflitos e prejuízos, principalmente, para quem está importando produtos. Redução de custos com produção e mão de obra.