Porque a aterosclerose é considerada um processo inflamatório crônico?
Índice
- Porque a aterosclerose é considerada um processo inflamatório crônico?
- Como as placas ateroscleróticas induzem o infarto do miocárdio?
- O que é aterosclerose resposta?
- Quais são os marcadores inflamatórios mais conhecidos para a aterosclerose?
- Por que as células musculares lisas são mais fortes que as esqueléticas?
- Como ocorre a ausência das células do músculo liso?
- Qual a espessura da célula muscular lisa?
- Qual a causa da aterosclerose?

Porque a aterosclerose é considerada um processo inflamatório crônico?
Atualmente a aterosclerose é considerada uma doença inflamatória crônica, provavelmente iniciada por disfunção endotelial associada a fatores inerentes à ativação do sistema imunológico.
Como as placas ateroscleróticas induzem o infarto do miocárdio?
Eventualmente essas placas podem se romper, havendo o contato das substâncias do interior da placa com o sangue, o que produz a imediata coagulação do sangue e, como conseqüência, a obstrução total e súbita do vaso, o que leva ao infarto do miocárdio.
O que é aterosclerose resposta?
Aterosclerose é um problema de saúde de origem multifatorial que se caracteriza pelo acúmulo de lipídios, células inflamatórias e outros elementos na parede das artérias, o que leva ao estreitamento e enrijecimento desses vasos.
Quais são os marcadores inflamatórios mais conhecidos para a aterosclerose?
Participação das citocinas no processo aterosclerótico primeiras fases da resposta inflamatória que culmina com aterosclerose são a interleucina-1 (IL-1), a interleucina-6 (IL-6), o fator de necrose tumoral-alfa (TNF-α), IL-8 e CCL2/MCP-1 14, 33 , 36, 37 . 2 12, 45 .
Por que as células musculares lisas são mais fortes que as esqueléticas?
- Se por um lado as células musculares lisas se contraem mais lentamente que as células musculares esqueléticas, por outro lado elas são mais fortes, mais sustentadas e requerem menos energia. Miofibroblastos representam um tipo especial de célula muscular lisa que adicionalmente possui qualidades de fibrócitos.
Como ocorre a ausência das células do músculo liso?
- As células do músculo liso não apresentam estrias transversais como as vistas nas células musculares estriadas esqueléticas ou cardíacas. A ausência dessas estrias ocorre porque os filamentos de actina e miosina não se organizam seguindo o mesmo padrão apresentado pelas outras células musculares.
Qual a espessura da célula muscular lisa?
- Estrutura. A célula muscular lisa possui uma espessura de 3 a 10 µm e um comprimento de µm. O citoplasma é homogeneamente eosinofílico e consiste principalmente de miofilamentos. O núcleo é localizado no centro e assume uma forma semelhante a um cigarro quando contraído.
Qual a causa da aterosclerose?
- Muitos fatores contribuem para essa lesão, incluindo hipertensão arterial, tabagismo, diabetes e níveis elevados de colesterol no sangue. A obstrução dos vasos sanguíneos resultante de aterosclerose é uma causa comum de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.