adplus-dvertising

O que ocorre com a água da chuva quando cai na superfície do solo?

Índice

O que ocorre com a água da chuva quando cai na superfície do solo?

O que ocorre com a água da chuva quando cai na superfície do solo?

1) Chove, cai na superfície da terra, evapora, chove, cai na superfície da terra, evapora. Este é o fenômeno denominado EVAPORAÇÃO. 2) O vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e condensa na forma de gotículas, que formarão as nuvens e nevoeiros. Aqui ocorre o processo de CONDENSAÇÃO.

O que ocorre com a água da chuva que cai sobre o asfalto?

A força das águas das enxurradas geralmente provoca o arraste de parte do solo causando erosões nas encostas, principalmente naquelas que não possuem proteção adequada. O solo que é arrastado pelas enxurradas, é conduzido até o leito dos cursos d'água onde se deposita, causando o assoreamento dos mesmos.

Quais são as consequências da chuva ácida?

  • Isso ocorreu nos lagos da Escandinávia, que se tornaram ácidos pelas chuvas em decorrência das atividades industriais da Alemanha, França e Reino Unido. Para a natureza, as consequências da chuva ácida são a destruição da cobertura vegetal, acidificação dos solos e das águas de rios e lagos.

Qual a medida da precipitação de chuva?

  • A chuva tem papel importante no ciclo hidrológico, e pode alterar a sensação térmica do ambiente. Precipitação de chuva ao longo dos meses do ano no mundo: as regiões azuis são as regiões com maior precipitação. A medida da precipitação é denominada pluviosidade.

Por que a água da chuva pode provocar o rompimento das tubulações?

  • A presença da água da chuva, assim, sobrecarrega o sistema de coleta de esgoto e pode até provocar o rompimento das tubulações. Mesmo quando a estrutura consegue suportar o volume excessivo de água, a eficiência do tratamento fica prejudicada porque o esgoto já chega muito diluído.

Por que a água da chuva não penetra no solo?

  • A água da chuva que penetra nessa zona superior do solo pode ser sugada pelas raízes de uma planta e mais tarde, essa água será liberada de volta o ar através das folhas da planta em um processo chamado evapotranspiração. A água que não é usada pelas plantas pode continuar entrando no solo até atingir a zona de saturação.

Postagens relacionadas: