Porque ao emitirmos uma luz sobre um objeto qualquer Cria-se uma sombra?
Índice
- Porque ao emitirmos uma luz sobre um objeto qualquer Cria-se uma sombra?
- É possível produzir sombra sem luz solar?
- O que eu preciso fazer para que a sombra diminui?
- O que eu preciso fazer para que a sombra aumente?
- Como é possível ver a luz da lanterna através do tubo dobrado?
- Como usar a lanterna na estrada?
- Será que o Farol de neblina deve substituir a lanterna?
- Como deve ser utilizada a lanterna no estacionamento?

Porque ao emitirmos uma luz sobre um objeto qualquer Cria-se uma sombra?
Quando a luz emitida por um objeto for a única fonte numa certa região do espaço, então um objeto a uma certa altura do chão produzirá uma sombra no mesmo. Isso ocorre porque a luz ao encontrar o objeto será impedida de prosseguir, produzindo uma região na qual não existe luz (a sombra).
É possível produzir sombra sem luz solar?
Como já dissemos, toda vez que houver um objeto bloqueando o caminho da fonte de luz, surgirá uma sombra. Como o objeto é denso e opaco a luz não consegue transpassa-lo e é por isso que a sombra se forma. Com isso, a palavra “sombra” pode ser definida como uma região destituída de luz, ou seja, que não existe luz.
O que eu preciso fazer para que a sombra diminui?
Quando a luz é posicionada de cima para baixo, a sombra diminui. Quando ela é direcionada da direita para a esquerda, quanto mais inclinado estiver o foco de luz, maior é a sombra.
O que eu preciso fazer para que a sombra aumente?
A sombra aparece sempre do lado oposto à fonte de luz e pode ser de diversos tamanhos, dependendo da distância em relação ao corpo bloqueador da luz e da distância da luz em relação ao corpo. Quanto maior a opacidade de um corpo, maior será o bloqueio de passagem da luz e mais nítida será a sombra.
Como é possível ver a luz da lanterna através do tubo dobrado?
- Num meio transparente e homogéneo, a propagação da luz faz-se em todas as direções e em linha reta. Assim, é possível ver a luz da lanterna através do tubo retilíneo porque ela consegue chegar até aos nossos olhos. Mas, como a luz não consegue mudar de direção, não se consegue ver a luz da lanterna através de um tubo dobrado.
Como usar a lanterna na estrada?
- Sendo assim, a lanterna jamais deve ser utilizada na estrada, até porque não é “potente” o suficiente para tal. Você deve circular na estrada com o farol baixo aceso, mesmo de dia, ou luzes de condução diurna (DRL) caso o seu veículo seja mais novo e disponha de tal recurso.
Será que o Farol de neblina deve substituir a lanterna?
- Não! O farol de neblina não deve substituir a lanterna, tampouco o farol baixo. Tanto é que na maioria dos automóveis, o farol de neblina pode ser ativado somente quando o farol baixo também está sedo utilizado. Esta luz deve ser usada somente quando há neblina, chuva forte ou nuvens de poeira. O mesmo se aplica às luzes diurnas.
Como deve ser utilizada a lanterna no estacionamento?
- Conforme citamos nos tópicos anteriores, a lanterna deve ser utilizada somente em pequenas condições, como ao manobrar o veículo no estacionamento, para sinalizar a sua presença a outros condutores ou pedestres ou ainda em situações de neblina, por exemplo.