O que acontece com a temperatura do copo quando adicionamos um comprimido efervescente na água?
Índice
- O que acontece com a temperatura do copo quando adicionamos um comprimido efervescente na água?
- O que acontece quando colocamos um comprimido efervescente na água?
- Em quais reações ocorre interferência da temperatura?
- O que faz a temperatura dos objetos mudar?
- Quais fatores influenciam no tempo de dissolução do comprimido efervescente?
- Como ocorre a reação dos comprimidos com água?
- Como funcionam os comprimidos efervescentes?
- Como é formado o comprimido?
- Por que os comprimidos se trombam com água gelada?

O que acontece com a temperatura do copo quando adicionamos um comprimido efervescente na água?
Se colocarmos um comprimido efervescente num copo com água quente e outro num copo com água fria, o primeiro irá dissolver-se bem mais rápido.
O que acontece quando colocamos um comprimido efervescente na água?
Quando o efervescente antiácido é acrescentado, libera CO2 (gás carbônico), que como é mais leve que a água e que o óleo, “flutua”. Como está misturado à água, algumas partículas sobem com as bolhas do gás, dando assim o efeito de lâmpada de lava.
Em quais reações ocorre interferência da temperatura?
Outro exemplo da influência da temperatura na velocidade das reações ocorre com a combustão, que é uma reação exotérmica. Em um ambiente onde a perda de calor é pequena (como em uma floresta), a temperatura do ambiente aumenta e provoca um aumento na velocidade de reação de combustão.
O que faz a temperatura dos objetos mudar?
Resposta: O que provoca a variação da temperatura dos corpos é a variação da energia cinética das moléculas que o compoem.
Quais fatores influenciam no tempo de dissolução do comprimido efervescente?
Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido efervescente triturado: ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água.
Como ocorre a reação dos comprimidos com água?
- A reação desses comprimidos com água produz e libera gás carbônico (CO 2 ), responsável pela formação de bolhas e pela eructação (arroto) após a ingestão do medicamento.
Como funcionam os comprimidos efervescentes?
- Graças aos mecanismos da efervescência, os comprimidos desse tipo, em geral, são mais vantajosos se comparados a outros veículos de uso oral (como cápsulas, drágeas e comprimidos não efervescentes). A liberação de gás nessas reações agita o líquido, fazendo com que o comprimido seja dissolvido de forma mais rápida.
Como é formado o comprimido?
- O comprimido é formado basicamente por carbonato, bicarbonato de sódio e um ácido. Quando colocadas na água, essas substâncias reagem. Como em qualquer outra combinação química, o calor acelera o processo.
Por que os comprimidos se trombam com água gelada?
- Quando estão em temperatura ambiente, as moléculas do comprimido trombam umas com as outras várias vezes. Por que os comprimidos efervescentes se dissolvem mais rápido em água natural do que em água gelada? Porque o calor ajuda na reação. O comprimido é formado basicamente por carbonato, bicarbonato de sódio e um ácido.