adplus-dvertising

Como é feita a avaliação psicológica para cirurgia bariátrica?

Índice

Como é feita a avaliação psicológica para cirurgia bariátrica?

Como é feita a avaliação psicológica para cirurgia bariátrica?

O tratamento da obesidade é multidisciplinar, portanto o paciente precisa ser acompanhado por alguns especialistas e dentre eles, o psicólogo, que realizará a avaliação psicológica, um processo técnico onde o profissional fará um levantamento psicossocial, com a aplicação de uma entrevista semi dirigida, minuciosa, ...

Quem pode fazer avaliação psicológica para cirurgia bariátrica?

Ressaltamos que a(o) profissional pode ofertar esse serviço ou aceitar a solicitação de realização de avaliação psicológica desde que esteja capacitado (Art. 1º, alínea b) para desenvolver o trabalho.

Como fazer avaliação para cirurgia bariátrica?

Para que uma pessoa possa ser considerada candidata à cirurgia bariátrica, é necessário que seu índice de massa corporal (IMC) seja maior do que 40 kg/m², ou esteja acima de 35 kg/m² com comorbidades associadas à obesidade (diabete tipo II, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronariana, ...

O que falar para a psicologia de uma cirurgia bariátrica?

Serão necessários alguns encontros para que o psicólogo identifique seu histórico familiar e social, sua rotina, motivações, padrões alimentares e comportamentais, seu comprometimento, suas emoções e expectativas e aí, então, montar um laudo afirmando que você está apto emocionalmente para a cirurgia bariátrica.

Quantas sessões para avaliação psicológica bariátrica?

Vale destacar que, para as avaliações pré-cirurgia bariátrica são necessárias no mínimo 4 sessões, precisando ter a indicação e encaminhamento médico. Por meio destas sessões é realizado o preparo psicológico para cirurgia, bem como acompanhamento pós-cirúrgico.

Como é feito a avaliação e atendimento psicológico ao paciente no Pré-operatório?

Vamos esclarecer: a avaliação psicológica pré-operatória consiste em um processo psicodiagnóstico que visa assegurar que o paciente, naquele momento, encontra-se em bom estado de saúde mental, favorecendo sua participação ativa no período pós-operatório e que seja capaz de seguir as orientações da sua equipe.

Quem pode dar laudo para bariátrica?

Avaliação com Nutricionista, Psicólogo, Fisioterapeuta Este profissional deverá emitir um laudo dizendo que o paciente está pronto psicologicamente para ser submetido à cirurgia. Poderá ser necessário mais de uma sessão se o mesmo julgar necessário.

Quais os laudos para cirurgia bariátrica?

Passo a passo cirurgia bariátrica

  • Laudo 1 – realizado pelo médico que comprove a tentativa de perda de peso por outros métodos por pelo menos 2 anos;
  • Laudo 2 – médico cirurgião da indicação da cirurgia;
  • Laudo 3 – psicólogo ou psiquiatra sobre esta condição de realizar a cirurgia;

Qual o papel do psicólogo na cirurgia bariátrica?

O psicólogo tem um papel fundamental em todo o processo do tratamento, desde o pré-operatório, onde é preciso avaliar a condição emocional do paciente e o que ele sabe e espera sobre a cirurgia, até o final do tratamento quando o paciente já eliminou muitos quilos e precisa entender que agora possui uma forma física ...

Como fazer um laudo nutricional para cirurgia bariátrica?

O documento deve conter minimamente as seguintes informações: evolução do peso do paciente aferido durante as consultas, história prévia (tratamentos anteriores para redução de peso – tratamentos clínicos, fármacos, uso de balão intragástrico), diagnóstico nutricional, evolução do paciente, ciência do paciente e dos ...

Por que os aspectos psicológicos são tão importantes para a cirurgia bariátrica?

  • Porque os aspectos psicológicos são tão importantes de serem avaliados para que uma pessoa possa se submeter à cirurgia bariátrica? Reza o preceito bíblico que somos feitos à imagem e semelhança de Deus. Para a psicanálise, nosso eu é construído por uma série de identificações parentais: somos o desejo de Outro.

Quando deve ser feita a cirurgia bariátrica?

  • O médico costuma encaminhar o paciente que pretende realizar a cirurgia bariátrica para a avaliação psicológica, e esta somente deve ser feita depois que o paciente recebe o “ok” do psicólogo.

Como o psicólogo pode fazer a cirurgia?

  • O psicólogo pode identificar a necessidade de que haja um acompanhamento psicológico anterior à cirurgia, e desta forma dar o parecer negativo. Isso não obriga o paciente a fazer a psicoterapia se não for do interesse dele, mesmo que este seja um quesito fundamental para fazer a cirurgia.

Postagens relacionadas: