O que acontece se respirar fumaça?
Índice

O que acontece se respirar fumaça?
A inalação de fumaça pode causar problemas de várias maneiras: Sufocando o corpo com monóxido de carbono. Envenenando o corpo com substâncias químicas tóxicas. Danificando a traqueia, as passagens respiratórias e/ou os pulmões devido à presença de substâncias químicas tóxicas.
O que fazer quando a pessoa inala muita fumaça?
Caso tenha havido inalação de fumaça, o recomendado é buscar ajuda médica o mais rápido possível para evitar que aconteçam lesões permanentes nas vias respiratórias. Além disso, é recomendado ir para um local aberto e arejado e deitar no chão, ficando, preferencialmente de lado.
Porque não respiramos em locais com muita fumaça?
A parede do alvéolo se rompe e, onde deveria haver ar, passa a haver sangue. A consequência disso é que não entra mais oxigênio e a pessoa morre.
O que é fumaça tóxica?
— Qualquer queima produz fumaça tóxica, que é o monóxido de carbono. Quando se tem uma queima grande e concentrada, a produção de fumaça tóxica se dá na mesma proporção. Ela pode causar irritação nos olhos, tosse e contaminar a água. Também pode provocar crises de bronquite, por exemplo.
Como a fumaça pode causar sintomas permanentes?
- Mesmo dias depois da inalação as pessoas podem desenvolver sintomas permanentes. Como a fumaça geralmente está aquecida (às vezes a temperaturas muito altas), a combinação do calor com a fumaça causa danos ainda maiores ao sistema respiratório . Nos alvéolos
Como se proteger da fumaça?
- No momento em que estiverem envolvidas pela fumaça, as pessoas devem se abaixar o máximo que puderem ou rastejar pelo chão, porque a fumaça aquecida tende a subir. O uso de um pano molhado no rosto pode ajudar a se proteger da fumaça.
Por que a fumaça sobe?
- A fumaça somente sobe pois é levada pelo ar quente proveniente da queimada. Como vimos no post faça um mini balão de ar quente em casa , o ar quente é menos denso que o ar frio e por isso vai existir uma força chamada empuxo que o faz subir.
Como se manifesta a exposição à fumaça?
- Esta pode se manifestar até 3 semanas depois do incidente. A exposição à fumaça traz um maior risco de problemas em crianças e idosos, devido à fragilidade do sistema imune, mas também em pessoas com doenças respiratórias crônicas, como asma e DPOC, ou com doenças cardíacas.