Como se comporta a corrente em um circuito paralelo?
Índice
- Como se comporta a corrente em um circuito paralelo?
- Como se comporta a corrente em um circuito em série?
- O que é circuito elétrico em paralelo?
- Como calcular a corrente de um circuito em paralelo?
- É permitida a ligação de condutores em paralelo?
- O que é circuito em série exemplos?
- Como calcular a corrente elétrica de um circuito em série?
- Qual é o circuito paralelo?
- Como testar a tensão de um circuito paralelo?
- Quais são as grandezas do circuito elétrico?
- Quais são os tipos de circuitos elétricos?

Como se comporta a corrente em um circuito paralelo?
Resumindo: Na ligação em paralelo, a corrente elétrica divide-se de acordo com a resistência elétrica de cada ramo; Na ligação em paralelo, a resistência equivalente é menor que a menor das resistências; Na ligação em paralelo, todos os resistores encontram-se ligados sob o mesmo potencial elétrico.
Como se comporta a corrente em um circuito em série?
A corrente elétrica de um circuito em série se torna a mesma em todos os pontos onde as cargas são ligadas e a corrente elétrica de todas as cargas são iguais.
O que é circuito elétrico em paralelo?
No circuito elétrico em paralelo, há pelo menos dois caminhos em que a corrente elétrica pode fluir. Nesse caso, todos os elementos que estão conectados em paralelo ficam submetidos à mesma tensão, no entanto a corrente que passa por cada fio depende da resistência elétrica do elemento que se encontra em cada fio.
Como calcular a corrente de um circuito em paralelo?
Abaixo seguem as fórmulas da associação de resistores em paralelo:
- corrente total: i = i1 + i2 + i3 + … + in;
- resistência equivalente: 1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + … +1/Rn;
- resistência equivalente (circuito com apenas dois resistores): Req = (R1 . R2)/(R1 + R2);
- lei de Ohm: U = R . i.
É permitida a ligação de condutores em paralelo?
A norma informa que esta condição pode ser considerada satisfeita desde que os condutores paralelos tenham especificações idênticas, comprimento aproximado, ausência de derivações em seu percurso, entre outras providências.
O que é circuito em série exemplos?
Circuito Elétrico em série é aquele em que existe uma associação. A partir dessa associação, os componentes ligam-se entre si na mesma sequência e na mesma direção. Como exemplo, podemos citar as lâmpadas usadas na decoração das árvores de Natal.
Como calcular a corrente elétrica de um circuito em série?
Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.
Qual é o circuito paralelo?
- É conhecido como um circuito paralelo um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos ou eletrônicos conectados em paralelo (de conexão em paralelo, que é o mesmo que associação em paralelo ou ligação em paralelo ). É uma das formas básicas de se conectar componentes eletrônicos.
Como testar a tensão de um circuito paralelo?
- Se a tensão medida for igual à tensão de alimentação, o seu circuito é paralelo. A segunda maneira é testando as cargas. Ao desligar ou seccionar uma carga em um circuito em série, o restante do circuito para de funcionar, então para identificar o seu circuito basta retirar, seccionar ou desligar uma das cargas.
Quais são as grandezas do circuito elétrico?
- As grandezas que podem ser medidas neste circuito são R, a resistência elétrica (medida em ohms (Ω)); I, a corrente elétrica (medida em ampères (A), ou coulombs por segundo ); e V, a tensão elétrica, (medida em volts (V), ou joules por coulomb ). A tensão é a mesma através de qualquer um dos componentes que estejam conectados em paralelo.
Quais são os tipos de circuitos elétricos?
- Como algumas pessoas sabem, existem muitos tipos de circuitos elétricos, e os principais são o circuito em série e paralelo. Há também o circuito misto, que é a junção dos circuitos anteriores. Mas como foi dito no início do artigo, nós falaremos apenas sobre o circuito elétrico paralelo.