adplus-dvertising

O que acontece se a empresa não pagar periculosidade?

Índice

O que acontece se a empresa não pagar periculosidade?

O que acontece se a empresa não pagar periculosidade?

Caso o empregador não reconheça a atividade em estado de periculosidade ou insalubridade e não realize o pagamento de forma espontânea destes adicionais, o trabalhador só terá sucesso ajuizando uma ação, onde o advogado trabalhista irá requerer o pagamento do respectivo adicional (Arts. 1 da CLT).

O que fazer se a empresa não pagar insalubridade?

Em casos de não pagamento do adicional de insalubridade, a empresa é obrigada a realizar uma perícia técnica no local de trabalho e, havendo a constatação, o empregador é obrigado a pagar o adicional de insalubridade.

Quando a empresa é obrigado a pagar insalubridade?

O adicional de insalubridade é um benefício assegurado pela lei, que deve ser pago pelo empregador ao colaborador que se expõe a agentes nocivos no seu trabalho. A compensação é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no artigo 189.

Quem tem o direito de receber insalubridade?

Quem tem direito a adicional de insalubridade? Os profissionais que exerçam atividades em condições nas quais fique demonstrado a exposição a agentes nocivos a saúde do indivíduo, para além dos limites estabelecido em lei, têm direito ao adicional de insalubridade.

Como requerer o adicional de insalubridade?

Tanto em situações em que se deseja comprovar insalubridade ou periculosidade, é necessário a realização de uma perícia por um profissional habilitado, como um médico ou engenheiro especializado no ambiente de trabalho.

Qual valor da multa por não pagar insalubridade?

477 da CLT, no valor de R$ 3.635,75.

Quais são os problemas de não pagar o adicional de insalubridade?

  • Quais são os problemas de não pagar o adicional de insalubridade? Se o colaborador está, reconhecidamente, exposto a um risco à sua saúde, estabelecido de acordo com o laudo pericial e a portaria do Ministério da Saúde, o pagamento da insalubridade é uma obrigação do empregador.

Será que o trabalhador tem direito à insalubridade?

  • Tudo isso só dá para fazer pessoalmente. Nem toda exposição à agentes agressivos gerará direito a insalubridade ou periculosidade. O trabalhador até pode estar trabalhando em ambiente insalubre do ponto de vista de saúde (risco de adoecimento), mas, se a NR 15 não prever o pagamento do adicional, infelizmente o trabalhador não terá direito.

Como compensar a insalubridade?

  • Compartilhe! Pensando em compensar esses profissionais que são expostos a agentes nocivos, a legislação trabalhista garante o adicional de insalubridade, que é um valor extra pago pela empresa ao profissional mensalmente, com base no salário mínimo vigente.

Qual o percentual de insalubridade do trabalhador?

  • Periculosidade: atividade que expõe a vida do trabalhador em risco. A insalubridade tem 3 níveis, podendo ser o percentual de 10%, 20% ou 40%. Esses percentuais quem irá definir será o perito que indicará o grau de insalubridade. Lembrando que na insalubridade esses percentuais devem ser pagos tomando por base o salário nacional vigente.

Postagens relacionadas: