Em qual circunstância a empresa é obrigada a fornecer ao empregado gratuitamente EPI adequado ao risco em perfeito estado de conservação e funcionamento?
Índice
- Em qual circunstância a empresa é obrigada a fornecer ao empregado gratuitamente EPI adequado ao risco em perfeito estado de conservação e funcionamento?
- É obrigatório a empresa fornecer EPI?
- Em quais circunstâncias a empresa é obrigada a fornecer os EPIs gratuitamente?
- Quais EPIs a empresa deve fornecer?
- Pode o empregador cobrar pelo fornecimento do EPI?
- Quando a empresa é obrigada a disponibilizar EPI?
- Como incentivar o uso de EPIs na empresa?
- Qual o fornecimento do EPI aos empregados?
- Quando deve ser usado o EPI?

Em qual circunstância a empresa é obrigada a fornecer ao empregado gratuitamente EPI adequado ao risco em perfeito estado de conservação e funcionamento?
A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, apenas quando as medidas de ordem geral não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho.
É obrigatório a empresa fornecer EPI?
Sim! Fornecer EPIs corretamente e adequadamente para os riscos encontrados no ambiente de trabalho é uma obrigação de todas as empresas que admitam funcionários em regime CLT e ofereça risco no ambiente de trabalho.
Em quais circunstâncias a empresa é obrigada a fornecer os EPIs gratuitamente?
a) Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais do trabalho; b) Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e, c) Para atender a situações de emergência.
Quais EPIs a empresa deve fornecer?
Para saber quais EPIs adotar, a empresa deve avaliar quais são os riscos que o ambiente, máquinas, equipamentos, ferramentas e funções existentes oferecem. Após essa avaliação, além de um plano para prevenir tais riscos, deve-se incluir quais EPIs auxiliaram na redução de danos físicos, caso um acidente aconteça.
Pode o empregador cobrar pelo fornecimento do EPI?
O patrão pode descontar o valor do EPI do salário dos empregados ? A resposta é NÃO! Esses equipamentos devem ser fornecidos gratuitamente pela empresa, e essa ordem está prevista no artigo 166 da CLT.
Quando a empresa é obrigada a disponibilizar EPI?
- A empresa é obrigada a disponibilizar EPI, mas, e quando o funcionário se recusa a usar? Essa situação é bem comum no dia a dia de trabalho, o pessoal da Segurança do Trabalho e da *CIPA são cobrados por isso. E muitas vezes ficam chateados por não conseguirem fazer alguns dos funcionários usarem os EPI’s.
Como incentivar o uso de EPIs na empresa?
- Como incentivar o uso de EPI na empresa? Há uma série de ferramentas a disposição do empreendedor para incentivar o uso de EPIs no local de trabalho. Campanhas de conscientização, por exemplo, são bastante populares nas empresas, porque orientam os funcionários, ao mesmo tempo, em que incentivam o uso dos equipamentos de proteção.
Qual o fornecimento do EPI aos empregados?
- O fornecimento do EPI aos empregados é uma obrigação da empresa, que deve fazê-lo de forma gratuita e de maneira que o equipamento seja adequado ao risco ao qual o trabalhador é exposto, sendo necessário que o mesmo esteja em perfeito estado de funcionamento e conservação.
Quando deve ser usado o EPI?
- O EPI deve ser usado por todo Trabalhador que exerça atividade que ofereça algum risco de cometer lesões ou escoriações, não importando o qual grave seja o risco destes acidentes.