adplus-dvertising

Como se mede a corrente elétrica?

Índice

Como se mede a corrente elétrica?

Como se mede a corrente elétrica?

Um multímetro é um aparelho portátil que pode ser usado para medir voltagem, resistência e amperagem. Cada modelo é projetado para medir uma determinada quantidade de corrente elétrica, e este limite precisa ser compatível com o circuito elétrico a ser medido.

Como se mede a tensão?

Como medir a tensão Os aparelhos que fazem a medição da tensão são os voltímetros, podendo ser eles analógicos ou digitais. Os dois são muito utilizados, mas o voltímetro digital permite uma leitura melhor e uma confiabilidade maior do valor de diferencial de potência.

Como usar o multímetro na rede elétrica?

Conecte a ponta de prova preta no borne comum e a vermelha no borne correspondente a tensão alternada. Coloque as pontas de prova em uma tomada e verifique no visor o valor que vai aparecer. Medindo a tensão elétrica. Caso a tomada seja 220v, o valor que aparecerá no visor deve ser próximo à este.

Como saber se é 220 ou 110?

Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.

Como medir a corrente elétrica em um resistor?

Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.

Como medir corrente elétrica no multímetro Digital?

Quem dominar a forma de medir tensão certamente que não terá problemas para medir corrente elétrica, que a princípio pode parecer mais difícil. Mas é muito fácil, para medir corrente elétrica, coloque o multímetro na função DCmA ou DCA e interrompa a trilha ou fio do circuito que deseja medir a corrente.

Qual equipamento mede a tensão?

Tal como o voltímetro e o amperímetro, o wattímetro ideal mede a tensão sem desvio de qualquer fluxo de corrente, e mede a corrente sem introduzir qualquer queda de tensão aos seus terminais.

Como medir tensão de casa?

Você pode analisar a voltagem de um circuito doméstico ou de baterias usando um multímetro digital, um multímetro analógico ou um voltímetro. A maioria dos eletricistas e aprendizes prefere o multímetro digital, mas você também pode usar o dispositivo analógico.

Como devem ser posicionados os bornes do multímetro para a medição da resistência?

Portando, se quisermos medir uma corrente de até 10A devemos conectar a ponta de prova no primeiro borne. No caso de corrente muito baixa, de mili ou micro ampere, deve-se usar o segundo borne e para as demais medições como por exemplo tensão, resistência e continuidade, deve-se usar o quarto borne.

Como usar o multímetro para medir corrente elétrica?

  • Neste artigo vamos falar como fazer o uso correto do multímetro para medir corrente elétrica, pois é muito comum surgir dúvidas quando o assunto é medição de corrente elétrica com multímetro.

Como medir o multímetro?

  • Todas as vezes que tivermos que utilizar o multímetro, deve ser observada a posição da chave seletora da escala da grandeza a ser medida, evitando danificar o multímetro ou medir algo, que não corresponde com o que se deseja medir.

Qual a fonte de energia usada no multímetro?

  • Escolha AC ou DC para a corrente no multímetro. A menos que tenha sido projetado para uso exclusivo em um dos dois tipos de circuito, é necessário selecionar aquele a ser testado. Se tiver dúvidas, confira o rótulo na fonte de energia em busca dessa informação.

Quais são os dois tipos de multímetro?

  • Existem basicamente dois tipos de multímetro, que é o multímetro digital e o multímetro analógico, mas atualmente o mais usado é o multímetro digital, devido à sua facilidade na leitura e utilização, mas os dois multímetros partem do mesmo princípio. Multímetro digital e multímetro analógico.

Postagens relacionadas: