O que acontece se substituir o custo médio pelo PEPS?
Índice
- O que acontece se substituir o custo médio pelo PEPS?
- Como funciona o modelo PEPS?
- Como se calcula o método PEPS?
- O que é PEPS UEPS e custo médio?
- Quais as desvantagens apresentadas pelo método UEPS?
- Como é feita a avaliação do estoque?
- Quais são os critérios de avaliação de estoque?
- Qual a vantagem do método PEPS?

O que acontece se substituir o custo médio pelo PEPS?
Seguindo a mesma lógica, a utilização do PEPS em um país inflacionário tende a diminuir o custo contábil das mercadorias, uma vez que seriam baixadas do estoque as mercadorias adquiridas há mais tempo. Assim, neste caso, a tendência seria gerar a antecipação do pagamento de tributos sobre o lucro.
Como funciona o modelo PEPS?
PEPS é a sigla para Primeiro que entra, Primeiro que sai, que vem do termo em inglês FIFO, First in, First out. Ou seja, os produtos que entraram primeiro no estoque serão os primeiros a saírem da empresa. ... É priorizado então, a ordem cronológica de entrada dos produtos no estoque para a sua saída.
Como se calcula o método PEPS?
Essa é lógica para se trabalhar com o custo PEPS. Sempre se deve usar o custo e o estoque da primeira entrada, para depois usar as entradas subsequentes. O estoque totalizaria R$ 180,4411, considerando cada uma das entradas separadamente. No final do período, o estoque seria de R$ 139,2294.
O que é PEPS UEPS e custo médio?
PEPS, UEPS e Custo Médio Ponderado são métodos de contabilidade e gestão dos estoques nas empresas e os custos em vender suas mercadorias. Estes métodos permitem estabelecer, de maneiras diferentes, o custo das mercadorias vendidas, ou seja, o preço que a mercadoria foi comprada quando entrou no estoque.
Quais as desvantagens apresentadas pelo método UEPS?
Ele é amplamente adotado, mas tem como desvantagem o fato de o custo de reposição de produtos usados não ser utilizado imediatamente. Além disso, nem todos os segmentos de negócio podem optar pelo UEPS, mesmo que seja apenas para finalidades gerenciais.
Como é feita a avaliação do estoque?
Segundo Schier (2011), os métodos de avaliação de estoque mais utilizados no Brasil são: PEPS ou FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair); UEPS (último a entrar, primeiro a sair); Custo médio ponderado (ou média ponderada móvel – MPM); Custo específico e; Método do varejo.
Quais são os critérios de avaliação de estoque?
Os critérios mais conhecidos para avaliação de estoque e mensuração do preço do produto, mercadoria e serviço são: preço específico, PEPS, UEPS e preço médio ponderado. Dentre estes, a legislação do Imposto de Renda do Brasil, permite apenas o PEPS e a Média Ponderada Móvel para fins de contabilidade de custos.
Qual a vantagem do método PEPS?
A vantagem do PEPS é ter uma circulação contínua e ordenada de produtos, o que permite refletir, com mais exatidão, sobre o custo real dos itens. O valor dos estoques também se mantém atualizado se comparado ao preço da entrada mais recente.