O que fazer quando se recebe uma carta de citação?
Índice
- O que fazer quando se recebe uma carta de citação?
- O que é uma citação em um processo?
- O que significa o réu foi citado?
- O que significa carta ar de citação?
- O que é um mandado de citação e intimação?
- Como funciona a carta de citação?
- O que significa receber citação?
- O que é uma citação no processo judicial?
- Quando ocorre a citação no processo?
- Qual o lugar da citação?
- Como pode ser realizada a citação?
- Como ocorre a citação no processo?
- Qual o conceito de citação?

O que fazer quando se recebe uma carta de citação?
O importante é que ao receber uma citação, seja por oficial de justiça (que tem contagem de prazo diversa da acima explicada) seja via Correios, a pessoa procure um advogado de sua confiança o mais rápido possível.
O que é uma citação em um processo?
A citação é o ato processual pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual, conforme prevê o artigo 238 do Código de Processo Civil (CPC). ... Ela convoca o réu ou o executado a integrar o processo”, explica Jaudy.
O que significa o réu foi citado?
A citação do réu é um dos procedimentos mais importante em um processo. É com a citação que o réu começa a ter a oportunidade de se defender. E é com a citação que o processo realmente se inicia. Até que ela ocorre, não há um processo pois ainda falta uma parte: o réu.
O que significa carta ar de citação?
Resumidamente, carta de citação nada mais é do que um documento oficial, emitido pela vara onde o processo se encontra (cível, do trabalho, criminal etc), para dar ciência ao réu (o destinatário da carta) que existe um processo contra ele e, assim, possibilitar que se defenda.
O que é um mandado de citação e intimação?
A citação consiste no ato pelo qual se chama o réu ou o interessado a juízo, para que possa se defender em determinado processo, enquanto a intimação é o ato pelo qual é dada ciência dos atos e termos do processo a alguém, para que ele possa agir. ...
Como funciona a carta de citação?
Resumidamente, carta de citação nada mais é do que um documento oficial, emitido pela vara onde o processo se encontra (cível, do trabalho, criminal etc), para dar ciência ao réu (o destinatário da carta) que existe um processo contra ele e, assim, possibilitar que se defenda.
O que significa receber citação?
Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual.
O que é uma citação no processo judicial?
Ato que convoca o réu para fazer parte do processo. Conforme definição do artigo 238 do Código de Processo Civil - CPC, é chamado "citação" o ato processual que convoca o réu, executado ou interessado, para fazer parte do processo.
Quando ocorre a citação no processo?
A citação é real quando se tem certeza de que chegou ao conhecimento do réu ou interessado. Será ficta quando não for recebida diretamente pelo réu, e, consequentemente, não se tiver certeza se atingiu sua finalidade, qual seja, cientificar o interessado.
Qual o lugar da citação?
- Na ausência do citando, a citação será feita na pessoa de seu mandatário, administrador, preposto ou gerente, quando a ação se originar de atos por eles praticados”. 2. C. Do Lugar da Citação e Algumas Restrições
Como pode ser realizada a citação?
- De acordo com a nova regra processual definida no artigo 246 do CPC a citação pode ser realizada pelo correio, por oficial de justiça, pelo escrivão ou chefe da secretaria se o citando comparecer em cartório, por edital, por meio eletrônico.
Como ocorre a citação no processo?
- Conforme dissemos, a citação no processo ocorre simplesmente para avisar ao Réu de que contra ele existe um processo e que ele possui um prazo para apresentar sua defesa no processo. Vale frisar que, geralmente, a citação ocorre por carta com aviso de recebimento (AR) e essa carta tem formalidades a serem seguidas, nos moldes da lei processual.
Qual o conceito de citação?
- O conceito de citação é iluminado pela própria norma contida no artigo 238 do Código de Processo Civil o qual expõe que a “citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado, ou o interessado para integrar a relação processual”.