adplus-dvertising

O que acontece ao cromossomo que perdeu seu centrômero?

Índice

O que acontece ao cromossomo que perdeu seu centrômero?

O que acontece ao cromossomo que perdeu seu centrômero?

Translocação Robertsoniana: acontece entre cromossomos acrocêntricos (onde se observa um braço muito maior que o outro em razão da proximidade do centrômero com a extremidade de um dos braços). Nesse caso, um cromossomo perde seu braço longo, e outro, seu braço curto.

Qual a função do centrômero no cromossomo?

O centrômero, ou constrição primária, é a região do cromossomo que apresenta um estrangulamento. No centrômero, está presente, além de DNA, um disco de proteína com a função de prender os filamentos cromossômicos às fibras de fuso durante o processo de divisão celular.

Qual é a importância do centrômero no processo de separação das cromátides na divisão celular e como é sua organização?

O centrômero é o ponto de fixação do cinetocoro, uma estrutura à qual os microtúbulos do fuso mitótico ficam ancorados. O fuso é a estrutura que puxa os cromatídios para extremidades opostas da célula durante os processos de divisão celular de mitose e meiose. Uma vez separados, cada cromatídio se torna um cromossomo.

Quanto à posição do centrômero quando o centrômero está um pouco afastado do centro o cromossomo pode ser classificado como?

O centrômero recebe denominações diferentes dependendo da sua posição nos cromossomos: metacêntrico - quando o centrômero está localizado exatamente no meio do cromossomo; submetacêntrico - quando ele está "um pouco" afastado do centro (e, em cada cromátide, os braços têm tamanhos diferentes);

Quais são as causas das alterações cromossômicas?

Normalmente, as alterações cromossômicas estruturais acontecem por erros no processo de meiose ou por alguns agentes que causam danos ao material genético, como é o caso da radiação.

Quais podem ser as consequências de deleções terminais?

As deleções terminais nos dois braços de um cromossomo podem dar origem a um cromossomo em anel, se as extremidades livres fraturadas se soldarem. Os cromossomos em anel podem dividir-se normalmente durante a mitose ou meiose, mas sujeitos à degeneração.

O que é centrômero e cromátides-irmãs?

- Cromômeros: são formações granuladas espalhadas pelo cromossomo. - Cromatídeos: é cada um dos dois filamentos de DNA originados a partir da duplicação de um cromossomo. - Centrômero: local onde as cromátides-irmãs entram em contato, ou seja, é a região que divide o cromossomo em dois braços.

Como se formam as cromátides-irmãs?

Cromatídio ou cromátide é cada um dos dois filamentos de DNA ( ácido desoxirribonucleico) formados pela duplicação de um cromossomo durante a fase S ou síntese da Intérfase. Durante a mitose, as cromátides permanecem unidas pelo centrômero e são chamadas "cromátides-irmãs".

Qual é o centro do cromossomo?

  • O centrômero é uma região que divide o cromossomo em duas partes (braços) e é a região de maior proximidade entre as cromátides irmãs (cópias do cromossomo que aparecem quando um cromossomo divide-se).

Por que ocorre essa alteração cromossômica?

  • Observe os processos que resultam na deleção, duplicação e inversão: A translocação é uma alteração cromossômica estrutural em que ocorre a incorporação de uma porção cromossômica a um cromossomo não homólogo. Podemos classificar essa alteração cromossômica em: Translocação recíproca: ocorre quando há troca entre os dois cromossomos envolvidos;

Como funcionam os cromossomos?

  • Quando o DNA se replica, os cromossomos são constituídos por dois braços idênticos, chamados cromátides. Cada cromatídio contém uma cópia do DNA replicado e a área onde os cromatídios são mantidos juntos é chamada de centrômero.

Quais são as extremidades do cromossomo?

  • Extremidades dos cromossomos onde não existem genes, mas sim algumas repetições de nucleotídeos que protegem o cromossomo. Na cromatina as moléculas de DNA podem estar associadas a duas classes de proteínas: as histonas e as não histonas.

Postagens relacionadas: