Que acarretou o fim do comércio Mediterrâneo?
Índice
- Que acarretou o fim do comércio Mediterrâneo?
- Quais foram os efeitos da Revolução Comercial?
- Quais mudanças levaram a ocorrer a Revolução Comercial?
- O que o comércio proporcionou?
- Como o comércio de especiarias ajudou na revolução industrial?
- Por que ocorreu a Revolução Comercial?
- O que foi a Revolução Comercial Brainly?
- Por que ocorreu a revolução comercial?
- O que foi o capitalismo primitivo e a revolução comercial?
- Qual a origem do comércio via Mediterrâneo?
- Qual foi o eixo comercial do Mediterrâneo?
- Como o comércio pode ser conceituado?
- Como evoluiu o comércio local?

Que acarretou o fim do comércio Mediterrâneo?
A Revolução Comercial, com a mudança do eixo comercial do Mediterrâneo para o Atlântico e rompimento do monopólio das cidades italianas no comércio com o Oriente, resultou de três grandes fatores: ... econômico: Monopólio da Itália sobre o Mediterrâneo - comércio de especiarias (açúcar, cravo, canela, gengibre etc. ...
Quais foram os efeitos da Revolução Comercial?
As consequências da Revolução Comercial foram: o afluxo de metais para a Europa; alta nos preços europeus; ascensão da burguesia; retomada da escravidão e a mudança do eixo comercial do Mediterrâneo para o Atlântico.
Quais mudanças levaram a ocorrer a Revolução Comercial?
O primeiro estava ligado ao surgimento de uma nova classe social, a burguesia. ... Mas as conseqüências imediatas da Revolução Comercial foram o afluxo de metais preciosos, a ascensão da classe social burguesa, o aumento dos preços e o retorno da escravidão.
O que o comércio proporcionou?
Transporte, impostos, salários e outros gastos foram incorporados paulatinamente ao processo de fabricação de tais riquezas. Foi dessa forma que a atividade comercial passou a ganhar ainda mais complexidade entre seus envolvidos.
Como o comércio de especiarias ajudou na revolução industrial?
As minerações de ouro e prata conheceram o auge. Intensificou-se a busca frenética por novas minas em África e nas Índias. A navegação e o comércio de alto-mar ganharam impulso com a construção de novos tipos de embarcações e o aperfeiçoamento da cartografia e de instrumentos como a bússola.
Por que ocorreu a Revolução Comercial?
A revolução comercial ocorreu por causa do renascimento do comercio que surgiu no final da idade media. Essa revolução aconteceu devido a reorganização das cidades e por causa das feiras, onde eram comercializadas os excedentes que eram produzidos no campo.
O que foi a Revolução Comercial Brainly?
A Revolução Comercial foi um período de grande expansão econômica da Europa, movido pelo colonialismo e mercantilismo, que durou aproximadamente do século XII ao século XVIII. Este desenvolvimento comercial resultou em transformações profundas na economia europeia.
Por que ocorreu a revolução comercial?
A revolução comercial ocorreu por causa do renascimento do comercio que surgiu no final da idade media. Essa revolução aconteceu devido a reorganização das cidades e por causa das feiras, onde eram comercializadas os excedentes que eram produzidos no campo.
O que foi o capitalismo primitivo e a revolução comercial?
O Capitalismo Comercial ou Mercantil é considerado o pré-capitalismo, uma vez que representou a primeira fase do sistema econômico capitalista. Ele surge no final do século XV, marcando o fim da Idade Média e o início a Idade Moderna, o qual durou até o século XVIII, quando desponta a Revolução Industrial.
Qual a origem do comércio via Mediterrâneo?
- O comércio, via Mediterrâneo, feito através de italianos, fez nascer e deu vida a muitas cidades: Veneza, Nápoles, Florença, Pisa, Gênova (na Itália); Marselha (na França); Barcelona (na Espanha) e Lisboa e Porto em Portugal.
Qual foi o eixo comercial do Mediterrâneo?
- Ao longo da Revolução Comercial, o eixo comercial do Mediterrâneo foi transferido para o Atlântico, rompendo o monopólio das cidades italianas no comércio com o Oriente e iniciando o mercantilismo. Seus principais fatores foram o metalismo, saldo positivo na balança comercial, colonialismo, industrialismo, protecionismo, dentre outros.
Como o comércio pode ser conceituado?
- O comércio pode ser conceituado como a troca espontânea de produtos. Se essa troca de der entre dois comerciantes, ela será bilateral, mas se dela participar mais gente, multilateral.
Como evoluiu o comércio local?
- O comércio a principio local, tornou-se regional e, depois, evoluiu para um comércio a grandes distâncias: terrestre, fluvial, marítimo e oceânico. O desenvolvimento do comércio, porém, provocou grandes mudanças na vida dos burgos. Aí, comerciantes misturados à população compravam e vendiam suas mercadorias.