adplus-dvertising

O que o videoarte explora?

Índice

O que o videoarte explora?

O que o videoarte explora?

Videoarte está relacionado com as formas de expressão artística. Como o proprio nome já diz, explora a tecnologia do videotape e da televisão como form,a linguagem e suporte para obras multimidias. Tem exemplos como videoinstalações, videopoemas, videoperformaces, videoesculturas, videodança, videotextos, etc.

Qual era o objetivo da videoarte?

Como meio de forte comunicabilidade crítica, a videoarte se torna uma via fecunda para a discussão de aspectos comunicativos urbanos, possibilitando uma reflexão dialética entre as várias formas de mídias, no sentido de seu bom e mal uso, e de suas intenções serem informativas ou capciosas, sejam elas publicitárias, ...

O que é a videoarte e como se manifesta?

É uma integração de tecnologia e arte que dão um resultado novo que gera muitas discussões. A autora faz uma pequena retrospectiva falando a respeito dessas Page 3 transformações ocorridas do séc. XV ao século XIX, os artistas expressavam sua arte baseada em figuras distintas, bem definidas, de forma portanto clássica.

Como é o trabalho da videoarte?

A videoarte parte da idéia de espaço como campo perceptivo, defendida pelo minimalismo quando enfatiza o ponto de vista do observador como fundamental para a apreensão e produção da obra. ... O campo de visão do espectador é alargado, transitando das imagens em movimento do vídeo ao espaço envolvente da galeria.

Como se desenvolveu a videoarte?

Consolidada nos anos 1960, a videoarte se desenvolve a partir da difusão dos meios audiovisuais. Performances e happenings passam a ser registradas, instalações incorporam grandes monitores e o próprio vídeo se torna uma linguagem elementar na produção artística moderna e contemporânea.

O que motivou a criação da videoarte?

Surgiu na década de sessenta, como meio artístico, num contexto no qual os artistas procuravam uma arte contrária à comercial. ... Seu início foi marcado pelo alto preço dos equipamentos o que limitou essa linguagem a artistas de países desenvolvidos, onde o acesso à tecnologia era menos custoso.

Quais foram as experiências com a videoarte em São Paulo?

  • Em São Paulo, as experiências com a videoarte aparecem, em 1976 no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC/USP, sob direção de Walter Zanini. Nesse contexto, destacam-se Regina Silveira (1939), Julio Plaza (19), Carmela Gross (1946), Marcello Nitsche (1942), entre outros.

Por que a arte só se completa com o espectador?

  • Ali se constatou uma nova linguagem que a arte poderia ter e introduziu-se a questão de que a obra só se completa com a presença do espectador, e que ela ocorre a todo o momento.

Como a videoarte se relaciona com a natureza e a cultura?

  • Como arte conceitual e como obra-meio de comunicação, a videoarte estaria se envolvendo com o acaso de seu próprio conteúdo de leitura, e praticando o aspecto casuístico da natureza e da cultura, trazendo ao foco do observador apenas a essência estrutural de uma ideia.

Postagens relacionadas: