Como é formada a zona respiratória?
Índice
- Como é formada a zona respiratória?
- O que é zona de condução e zona respiratória?
- Quais as áreas que compõem a zona condutora do sistema respiratório?
- Como ocorre a fisiologia respiratória?
- Quais as estruturas que encontramos na zona condutora e qual a sua função?
- O que é zona respiratória quais são as estruturas envolvidas e funções correspondentes?
- Quais os tipos de estrutura de troca do sistema respiratório?
- Qual a zona respiratória dos pulmões?
- Qual a parte que faz parte do sistema respiratório?
- Quais são as doenças do sistema respiratório?
- Qual a porção do aparelho respiratório?

Como é formada a zona respiratória?
Porção respiratória: é formada pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos, que são as partes responsáveis pela ocorrência das trocas gasosas. É nessa porção que o oxigênio inspirado passará para o sangue e o gás carbônico presente no sangue passará para o sistema respiratório.
O que é zona de condução e zona respiratória?
A porção condutora tem a função de acondicionar o ar, fazendo com que ele seja aquecido, umidificado, além disso, tem a função de retirar do ar as partículas indesejadas. Já a porção respiratória é aquele local onde ocorre a troca gasosa entre o ar e o sangue.
Quais as áreas que compõem a zona condutora do sistema respiratório?
A zona condutora é composta pelo nariz, a nasofaringe, a laringe, a traqueia, os brônquios, os bronquíolos e os bronquíolos terminais.
Como ocorre a fisiologia respiratória?
O processo de respiração é dividido em dois movimentos: Inspiração: Através da contração do diafragma e dos músculos intercostais, a inspiração, promove a entrada de ar dentro do organismo. ... Expiração: Através do relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais, a expiração, promove a saída de ar dos pulmões.
Quais as estruturas que encontramos na zona condutora e qual a sua função?
Porção Condutora Composta por: Fossas Nasais, Faringe, Laringe, Epiglote, Traquéia, Brônquios, Bronquíolos e Bronquíolos Terminais. São estruturas especializadas em conduzir, umedecer, aquecer e filtrar o ar. Não possuem a Membrana Respiratória e por isso não efetuam as trocas gasosas.
O que é zona respiratória quais são as estruturas envolvidas e funções correspondentes?
A zona respiratória compreende basicamente alvéolos e capilares, na região respiratória o sangue entra em contato com o ar e então ocorre a troca gasosa.
Quais os tipos de estrutura de troca do sistema respiratório?
Como são as trocas gasosas no corpo humano
- Nariz e fossas nasais. O ar passa pelo nariz, onde também fica a porção olfativa, responsável pelos odores. ...
- Faringe. ...
- Epiglote. ...
- Laringe. ...
- Traqueia. ...
- Pulmões. ...
- Brônquios. ...
- Alvéolos Pulmonares.
Qual a zona respiratória dos pulmões?
- A zona respiratória dos pulmões é a região contendo os alvéolos, pequenos sacos com paredes finas onde ocorre as trocas gasosas, inclui também os bronquíolos respiratórios. Oxigênio e gás carbônico passam entre alvéolos e capilares pulmonares por difusão, através da membrana respiratória (fina).
Qual a parte que faz parte do sistema respiratório?
- A parte que faz parte do sistema respiratório é denominada de nasofaringe, enquanto a parte digestória é denominada de orofaringe. A nasofaringe está localizada posteriormente à cavidade nasal. Laringe: é um tubo de cerca de 5 cm de comprimento que apresenta forma irregular e atua garantindo a conexão entre a faringe e a traqueia.
Quais são as doenças do sistema respiratório?
- Doenças alérgicas dos Sistema Respiratório. O sistema respiratório é também atacado por doenças alérgicas, que resultam da hipersensibilidade do organismo a determinado agente: poeira, medicamentos, cosméticos, pólen etc. Como exemplo de doenças alérgicas, destacam-se: rinite, bronquite e asma.
Qual a porção do aparelho respiratório?
- Figura 1 O aparelho respiratório possui uma porção condutora e uma porção respiratória, sendo que alguns autores ainda descrevem a presença de uma porção transitória. Porção Condutora