Como ficou o NASF 2020?
Índice
- Como ficou o NASF 2020?
- Qual a portaria do NASF?
- Qual o programa que substitui o NASF?
- O que aconteceu com NASF?
- Como deve ser composto o NASF?
- Quais são os profissionais que compõem o NASF?
- Quais os profissionais que compõem o NASF?
- Qual o futuro do NASF?
- Qual a carga horária da modalidade NASF 1?
- Por que o NASF foi rebatizado?
- Quais são as ambiguidades da NASF?

Como ficou o NASF 2020?
A mudança foi publicada na Nota Técnica nº 3 do Departamento de Saúde da Família, vinculado à Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. ... O texto diz ainda que, a partir de 2020, o Ministério não realizará mais o credenciamento de NASF-AB.
Qual a portaria do NASF?
No ano de 2008 o Ministério da Saúde cria o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Considerando o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família (ESF) que preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção básica organizada pela estratégia Saúde da Família. PORTARIA Nº 154, DE 24 DE JANEIRO DE 2008.
Qual o programa que substitui o NASF?
Em outra republicação da Política Nacional de Atenção Básica, o Nasf foi rebatizado: passou a ser Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). A dimensão do apoio foi subtraída do nome e do texto da política, embora a descrição da sua atuação ainda o traduzisse.
O que aconteceu com NASF?
O já agonizante NASF, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, sofreu um golpe de misericórdia do governo federal. Por meio de uma nota técnica divulgada na última semana, o Ministério da Saúde aboliu a criação de novas equipes multissetoriais que ampliavam e qualificavam o atendimento da Saúde da Família.
Como deve ser composto o NASF?
O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade ...
Quais são os profissionais que compõem o NASF?
Poderão compor os NASF 1, 2 e 3 as seguintes ocupações do Código Brasileiro de Ocupações - CBO: Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional/Professor de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista/Obstetra; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; ...
Quais os profissionais que compõem o NASF?
Poderão compor os NASF 1, 2 e 3 as seguintes ocupações do Código Brasileiro de Ocupações - CBO: Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional/Professor de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista/Obstetra; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; ...
Qual o futuro do NASF?
Agora, a nota técnica confirma as más previsões e estabelece uma data para o início do fim: “A partir de janeiro de 2020, o Ministério da Saúde não realizará mais o credenciamento de NASF-AB, e as solicitações enviadas até o momento serão arquivadas”, diz o texto.
Qual a carga horária da modalidade NASF 1?
- I - A modalidade NASF 1 deverá ter uma equipe formada por uma composição de profissionais de nível superior que reúnam as seguintes condições: a) a soma das cargas horárias semanais dos membros da equipe deve acumular no mínimo 200 (duzentas) horas semanais; b) nenhum profissional poderá ter carga horária semanal menor que 20 (vinte) horas; e
Por que o NASF foi rebatizado?
- Em outra republicação da Política Nacional de Atenção Básica, o Nasf foi rebatizado: passou a ser Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). A dimensão do apoio foi subtraída do nome e do texto da política, embora a descrição da sua atuação ainda o traduzisse.
Quais são as ambiguidades da NASF?
- E como qualquer novidade (ou, por que não dizer, como qualquer ação de saúde), exige dedicação e investimento (condições de trabalho, educação permanente, monitoramento, avaliação etc) para que funcione da forma prevista. Reduções e ambiguidades foram identificadas na atuação de muitas equipes de Nasf, como muito bem apontou Tesser (2016).