O que a velhice tem de especial?
Índice
- O que a velhice tem de especial?
- Porque devemos valorizar a memória e o conhecimento das pessoas mais velhas?
- O que acontece com o corpo durante o envelhecimento?
- O que a OMS fala sobre a velhice?
- Qual a diferença de envelhecer para velhice?
- O que aprendemos com os mais velhos?
- Por que é importante valorizar a velhice?
- Qual o planejamento para a velhice?
- Como a velhice deve ser pensada?
- Como contribuir para o envelhecimento da velhice?

O que a velhice tem de especial?
Na velhice, há uma série de perdas significativas, tais como o surgimento das doenças crônicas-degenerativas, a viuvez, a morte dos amigos e parentes, ausência de papéis sociais valorizados, isolamento crescente e dificuldades financeiras.
Porque devemos valorizar a memória e o conhecimento das pessoas mais velhas?
Experiência acumulada. Apesar de inevitável, o declínio mental é gradual em pessoas que não têm doenças degenerativas, com o mal de Alzheimer. Isso significa que é possível aproveitar bem as vantagens que a sabedoria traz. ... No fundo, talvez seja a experiência e a sabedoria que nos permitam viver 60, 70, 80 ou mais anos.
O que acontece com o corpo durante o envelhecimento?
A pele muda parcialmente porque o colágeno (um tecido duro e fibroso que deixa a pele forte) e a elastina (que torna a pele flexível) se alteram quimicamente e se tornam menos flexíveis; além disso, o envelhecimento do corpo produz menos colágeno e elastina. Como resultado, a pele se rasga mais facilmente.
O que a OMS fala sobre a velhice?
Ele e muitas outras pessoas”, disse à Agência Brasil a presidente da Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria (SBGG), Ivete Berkenbrock, explicando que, para a OMS, em países em desenvolvimento a velhice começa aos 60 anos.
Qual a diferença de envelhecer para velhice?
Verificou-se, conforme destacado por Dias (1998), que existem algumas diferenciações em torno destes conceitos, visto que o envelhecimento é percebido como processo, enquanto a velhice é uma fase da vida, e que a pessoa idosa é o sujeito social que vivencia esse ciclo.
O que aprendemos com os mais velhos?
Segundo a OMS (2015), existem evidências empíricas suficientes para sustentar que “ao continuar com o processo de aprendizagem, os idosos podem adquirir conhecimentos e habilidades para controlar sua saúde, acompanhar o processo tecnológico da sociedade, e, por exemplo, por meio de trabalho ou voluntariado, se adaptar ...
Por que é importante valorizar a velhice?
“O idoso colabora com a sociedade com suas experiências, sabedorias e fortes princípios de família, respeito, gratidão e amor. ... “Ajuda a compreender o processo de envelhecimento, aumenta a empatia entre jovens e idosos, cria harmonia e bem-estar dentro da família, fortalece vínculos e princípios familiares”, afirma.
Qual o planejamento para a velhice?
- Independentemente das possíveis e discutíveis reformas na Previdência Social, é preciso um planejamento financeiro para a velhice. Período que pode ser de tempo livre para aproveitar em viagens, por exemplo, mas que também pode demandar muito recurso com tratamentos médicos.
Como a velhice deve ser pensada?
- A velhice deve ser pensada pela ideia de curso de vida, como um processo gradual que contempla a dimensão histórica, social e biográfica do indivíduo.
Como contribuir para o envelhecimento da velhice?
- É, ao longo do curso da vida, que as diferentes experiências, as influências biológicas e da cultura, vão contribuir para o aumento da capacidade de reserva cognitiva, emocional, funcional, relacional e financeira para a velhice. São essas reservas, nossas possíveis garantias de um envelhecimento ativo e bem-sucedido.