O que causa trombofilia gestacional?
Índice
- O que causa trombofilia gestacional?
- Quais os sintomas de trombofilia na gravidez?
- Quando investigar trombofilia na gestacao?
- Quem tem trombose pode abortar?
- Qual a relação entre trombofilia e trombofilia?
- Será que a trombofilia causa restrição de crescimento fetal?
- Será que a trombofilia é contraindicada?
- Como fazer o exame de trombofilia?

O que causa trombofilia gestacional?
Neste caso, ela pode ser desencadeada por diversos fatores que aumentam a coagulação do sangue. Entre eles estão o uso de estrogênios, terapia de reposição hormonal, viagens aéreas prolongadas (por causa da pressão), cirurgias, imobilização e também a gravidez.
Quais os sintomas de trombofilia na gravidez?
A maioria dos casos de trombofilia na gravidez não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto algumas mulheres podem apresentar:
- Inchaço que acontece de uma hora para outra;
- Alterações a pele;
- Alterações no crescimento do bebê;
- Falta de ar ou dificuldade para respirar, o que pode indicar embolia pulmonar;
Quando investigar trombofilia na gestacao?
A investigação. Segundo as diretrizes, somente mulheres com histórico familiar de trombofilia descoberta na gestação ou doenças tromboembólicas, como o tromboembolismo e a trombose venosa profunda devem fazer a pesquisa. A partir de três abortos espontâneos, o exame também pode ser solicitado.
Quem tem trombose pode abortar?
Mulheres com histórico de trombose precisam de cuidados especiais durante a gravidez para garantir a saúde do bebê. Fontes médicas estimam que entre 10 a 15% das mulheres sofrem um aborto espontâneo por diferentes causas.
Qual a relação entre trombofilia e trombofilia?
- De fato, uma das revisões mais recentes sobre o assunto, feita pela Universidade de Melbourne, na Austrália, avaliou 12 estudos e concluiu que a maioria dos casos de trombofilia não está ligado a eventos do tipo. Até por isso, nem todo mundo precisa investigar a presença dessa condição.
Será que a trombofilia causa restrição de crescimento fetal?
- “Não existem evidências fortes o suficiente para afirmar que a trombofilia causa restrição de crescimento fetal e outros eventos obstétricos adversos”, contrapõe Ana Kondo, obstetra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).
Será que a trombofilia é contraindicada?
- A posição é reforçada pelas sociedades médicas, que contraindicam o rastreamento em massa. O teste é feito via exame de sangue, que procura as mutações genéticas relacionadas à coagulação sanguínea – são duas as que provocam a trombofilia.
Como fazer o exame de trombofilia?
- Segundo as diretrizes, somente mulheres com histórico familiar de trombofilia descoberta na gestação ou doenças tromboembólicas, como o tromboembolismo e a trombose venosa profunda devem fazer a pesquisa. A partir de três abortos espontâneos, o exame também pode ser solicitado. Outras condições elevam o risco.