adplus-dvertising

Qual a classificação da tuberculose?

Índice

Qual a classificação da tuberculose?

Qual a classificação da tuberculose?

Normal – os que não apresentam imagens patológicas nos campos pulmonares. Seqüela – os que apresentam imagens sugestivas de lesões cicatriciais. Suspeito – os que apresentam imagens sugestivas de tuberculose. Outras doenças – os que apresentam imagens sugestivas de pneumopatia não tuberculosa.

Como será o esquema terapêutico do paciente com tuberculose?

No Brasil, o esquema mais utilizado é o esquema básico, recomendado para todos os casos novos de qualquer forma de tuberculose, exceto meningite. Consiste no uso de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol por dois meses na fase intensiva e de rifampicina e isoniazida por quatro meses na fase de manutenção.

Quem é o reservatório da tuberculose?

O principal reservatório da tuberculose é o ser humano. Outros possíveis reservatórios são gado bovino, primatas, aves e outros mamíferos. No Brasil, a tuberculose é sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais.

Qual é o conceito de tuberculose?

  • Conceito de tuberculose A tuberculose é uma doença infecciosa produzida pelo bacilo de Koch e que se caracteriza pelo aparecimento de um pequeno nódulo chamado tubérculo. Esta doença pode apresentar-se de variadas formas dependendo do órgão afectado.

Quais os riscos de transmissão da tuberculose pulmonar?

  • Em geral, os riscos de transmissão da tuberculose pulmonar são maiores enquanto a pessoa infectada estiver eliminando bacilos no ambiente. Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, após 15 dias, os níveis de contaminação são praticamente insignificantes.

Por que a tuberculose pode entrar em atividade?

  • Se, em algum momento da vida, a resistência da pessoa baixar por algum motivo, o bacilo poderá entrar em atividade e vir a causar os sinais e sintomas típicos da tuberculose. Em poucos casos, a doença poderá se manifestar logo no primeiro contato do corpo com a M. tuberculosis.

Por que a tuberculose é uma doença oportunista?

  • Até hoje, a tuberculose é uma das principais doenças oportunistas que acometem as pessoas com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Além disso, o aparecimento de focos da doença resistente aos medicamentos até então existentes ajudou a agravar o cenário, levando a tuberculose a um novo status epidemiológico em todo o mundo. NÃO PARE AGORA...

Postagens relacionadas: