Como a alta da taxa Selic afeta a inflação?
Índice
- Como a alta da taxa Selic afeta a inflação?
- O que ocorre quando se reduz a taxa Selic?
- O que acontece se a taxa Selic aumenta?
- Qual a relação entre a taxa de juros e inflação?
- Qual a diferença entre a Selic e a inflação?
- Como reduzir a taxa Selic na inflação?
- Como a Selic impacta a inflação brasileira?
- Qual a meta da Selic para a inflação?

Como a alta da taxa Selic afeta a inflação?
Aumentar a Selic causa uma desaceleração da economia, o que impede que a inflação fique muito alta; Baixar a Selic causa um estímulo ao consumo que aquece a economia, aumentando a inflação quando ela está abaixo da meta.
O que ocorre quando se reduz a taxa Selic?
Durante quase seis anos, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) diminuiu sucessivamente a taxa básica de juros (Selic) no Brasil, respondendo a tempos de inflação baixa e a uma antiga demanda de indústrias e empresas, que queriam juros baixos para conseguir crédito mais barato e, assim, serem mais ...
O que acontece se a taxa Selic aumenta?
Quando a Selic sobe, esse processo fica mais vantajoso, sobretudo por ter menos risco do que as ações. É dessa forma que os ativos de renda variável podem ser negativamente afetados. Assim como, caso a taxa esteja mais baixa, o investidor pode apostar em ativos com retorno maior nos investimentos de renda variável.
Qual a relação entre a taxa de juros e inflação?
Considerando toda a teoria discutida até agora, podemos dizer que a taxa de juros se comporta de forma inversa à inflação e a taxa de câmbio. Ou seja, quando a taxa de juros sobe, por exemplo com aumento da Taxa Selic, a inflação do País tende a diminuir, bem como a taxa cambial, valorizando a moeda nacional.
Qual a diferença entre a Selic e a inflação?
- Atualmente, estamos presenciando um novo cenário na relação entre as taxas de inflação e Selic. Em dezembro de 2015 a taxa Selic era de 14,25% ao ano, enquanto isso, a inflação do mesmo ano fechou em 10,67%. A alta da Selic se manteve a fim de controlar a inflação.
Como reduzir a taxa Selic na inflação?
- O BC tem reduzido a taxa Selic, para que as taxas de juros também diminuam, a fim de estimular novamente o consumo e o giro de capitais. Sendo assim, é correto afirmar que a taxa Selic é o principal fator de controle da inflação. A taxa Selic influencia também os investimentos, principalmente os de renda fixa.
Como a Selic impacta a inflação brasileira?
- Ao mesmo tempo em que muitos brasileiros não entendem o que é a Selic e como ela impacta seu dia a dia, também fica a dúvida da relação dela e a inflação brasileira, indicada mensalmente através do IPCA.
Qual a meta da Selic para a inflação?
- A alta da Selic se manteve a fim de controlar a inflação. Sendo assim, quem tinha dinheiro investido atrelado à Selic conseguia um bom retorno. Já em junho de 2020 a taxa Selic é de 3%, e a meta definida pelo Conselho Monetário Nacional para a inflação é de 4%.