Qual a relação entre cultura povos indígenas e psicologia?
Índice
- Qual a relação entre cultura povos indígenas e psicologia?
- Quantos indígenas estão escritos no CRP SP?
- Qual é a população indígena hoje no Brasil?
- Como entender o conceito de luto dentro da perspectiva psicanalítica?
- Como descrever o conceito do luto?
- Como trabalhar com o luto?
- Qual é o conceito do luto em Freud?

Qual a relação entre cultura povos indígenas e psicologia?
A Psicologia tem muito a aprender com outras disciplinas – e não somente com elas, mas também com os povos indígenas. Em relação aos psicólogos que trabalham com povos indígenas, destacamos a necessidade de conhecerem e respeitarem as especificidades culturais das etnias com os quais trabalham.
Quantos indígenas estão escritos no CRP SP?
Hoje se autodeclaram indígenas cerca 817 mil pessoas.
Qual é a população indígena hoje no Brasil?
Segundo o Censo IBGE 2010, os mais de 305 povos indígenas somam 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país.
Como entender o conceito de luto dentro da perspectiva psicanalítica?
- Para compreender o conceito de luto dentro da perspectiva psicanalítica foi necessário partir pela obra do precursor da investigação da psique, Sigmund Freud. O autor sistematizou teoricamente fenômenos até então incompreendidos sobre o funcionamento mental.
Como descrever o conceito do luto?
- Este artigo descreve o conceito do luto a partir da perspectiva psicanalítica de Sigmund Freud e Melanie Klein, com o objetivo de observar possíveis similaridades e divergências ante as concepções apresentadas pelos autores. Palavras-chave: Luto; Melancolia; Psicanálise Freudiana; Psicanálise Kleiniana.
Como trabalhar com o luto?
- Por esse motivo, muitas correntes da psicologia, tais como a terapia cognitivo comportamental, psicoterapia psicanalítica, humanista, entre outras, buscam trabalhar com a questão do luto em âmbito clínico.
Qual é o conceito do luto em Freud?
- Considerações acerca do Luto em Freud. Ao explicar o conceito em Luto e Melancolia, Freud (1915) o entende como uma reação à perda, não necessariamente de um ente querido, mas também, algo que tome as mesmas proporções, portanto um fenômeno mental natural e constante durante o desenvolvimento humano. Para o ...