adplus-dvertising

O que é tuberculose crônica?

Índice

O que é tuberculose crônica?

O que é tuberculose crônica?

Tuberculose (TB) é infecção crônica e progressiva, frequentemente com um período de latência seguindo a infecção inicial. A tuberculose afeta mais comumente os pulmões. Os sintomas incluem tosse produtiva, febre, perda ponderal e mal-estar.

O que é tuberculose primária?

Tuberculose primária – ocorre durante uma primo-infecção, pode evoluir tanto a partir do foco pulmonar quanto do foco ganglionar ou, então, em conseqüência da disseminação hematogênica. Isso acontece em 5% dos primo-infectados.

Como saber se a tuberculose está avançada?

Tuberculose: 6 sintomas que podem indicar a infecção

  1. Tosse por mais de três semanas, podendo haver sangue;
  2. Dor ao respirar ou tossir;
  3. Febre baixa;
  4. Suor frio;
  5. Sensação de falta de ar;
  6. Perda de peso sem causa aparente.

Qual o sintoma mais grave da tuberculose?

Em casos mais graves a tuberculose pode apresentar eliminação de sangue e pus ao tossir, dificuldade para respirar e dor torácica.

Como fica o pulmão da pessoa com tuberculose?

O que é tuberculose? A tuberculose é uma doença infeciosa que afeta principalmente os pulmões. Esta infecção pulmonar causa sintomas como febre, tosse, expetoração, perda de peso, dor no peito, entre outros, conforme veremos adiante com maior detalhe.

Como ocorre a tuberculose primária?

A forma primária é a que ocorre em indivíduos que ainda não tiveram contato com o bacilo, sendo, portanto, mais comum em crianças. A forma secundária desenvolve-se a partir de uma nova infecção (reinfecção exógena) ou da reativação de bacilos latentes (reinfecção endógena).

O que é tuberculose secundária?

A Tuberculose Secundária é a forma de manifestação mais comum da doença e pode ocorrer anos depois da infecção inicial. As características clínicas clássicas de Tuberculose pulmonar secundária incluem tosse crônica, produção de escarro, perda de apetite, perda de peso, febre, sudorese noturna e hemoptise.

O que é tuberculose avançada?

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Qual é o tipo de tuberculose mais grave?

Tuberculose miliar: É uma das formas mais graves da tuberculose e ocorre quando o bacilo entra na corrente sanguínea e chega a todos os órgãos, havendo risco de meningite.

Como se manifesta a tuberculose no pulmão?

  • Na grande maioria dos casos a tuberculose manifesta-se no pulmão, até porque o contacto do bacilo com o organismo é feita por via inalatória. No entanto outros órgãos podem ser afectados - gânglios, meninges, pericárdio, ossos]

Por que a tuberculose pode causar tuberculose?

  • Se a pessoa infectada estiver com um bom sistema imunológico, a bactéria provavelmente não causará a doença, permanecendo em estado latente dentro do organismo. Se, em algum momento da vida, a resistência da pessoa baixar por algum motivo, o bacilo poderá entrar em atividade e vir a causar os sinais e sintomas típicos da tuberculose.

Como a tuberculose pode acometer outros órgãos?

  • Existem ainda os sintomas específicos, que dependem do local em que a pessoa tem a tuberculose. Uma vez que o local mais comumente acometido pela tuberculose são os pulmões, o sintoma específico mais comum é a tosse seca ou com catarro. A tuberculose pode acometer que outros órgãos?

Por que a tuberculose afeta os pulmões?

  • Doença que afeta especialmente os pulmões, a tuberculose é provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou BK, Bacilo de Koch. Outras bactérias também podem levar ao desenvolvimento de uma tuberculose, assim como a condição pode afetar outros órgãos, tais como os rins, os ossos e as membranas que envolvem o cérebro, as meninges.

Postagens relacionadas: