O que os espartanos valorizavam?
Índice
- O que os espartanos valorizavam?
- Quais as principais semelhanças e diferenças entre as polis Atenas e Esparta?
- Quais as diferenças entre as cidades de Atenas e Esparta?
- Quais os fundamentos ou valores valorizados pelos espartanos?
- Qual é a semelhança entre Atenas e Esparta?
- Quais as principais características de Esparta e Atenas?
- Como se chamou a guerra entre os persas e gregos?
- Porque Atenas e Esparta foram grandes exemplos de cidade estado?
- Qual foi a origem da política espartana?
- Como era formada a sociedade espartana?
- Quais são as principais pólis gregas?
- Qual era a origem da Esparta?

O que os espartanos valorizavam?
Sociedade. Esparta era uma cidade muito diferente de Atenas, outra importante cidade-estado da Grécia antiga. Os espartanos não se interessavam por arte ou por filosofia. Ao contrário, eles valorizavam a coragem, a força e a obediência.
Quais as principais semelhanças e diferenças entre as polis Atenas e Esparta?
Esparta, com grande disponibilidade de terra fértil, possuía uma atividade agrícola autossuficiente e comércio restrito. Em Atenas, o espaço geográfico era muito acidentado, “forçando” uma economia que não fosse baseada apenas no cultivo de grãos, então seu comércio (principalmente marítimo) acabou se desenvolvendo.
Quais as diferenças entre as cidades de Atenas e Esparta?
As instituições atenienses se preocupavam em desenvolver um equilíbrio entre mente e corpo. Dessa forma, a educação buscava conciliar a saúde física e o debate filosófico. Já em Esparta, dada sua intensa tradição militarista, privilegiava-se o treinamento do corpo.
Quais os fundamentos ou valores valorizados pelos espartanos?
Disciplina e frases marcantes Essa batalha representa muito do que é admirado nos espartanos: sua lealdade a uma causa maior que eles mesmos; sua devoção à liberdade e à preservação de sua terra natal.
Qual é a semelhança entre Atenas e Esparta?
Semelhanças e Diferenças entre Esparta e Atenas – Ambas as cidades se preocupavam com a educação dos seus jovens, porém tinham formas de realização diferentes. Os atenienses se preocupavam com o equilíbrio entre o corpo e a mente, enquanto os espartanos optavam pelo corpo em seus treinamentos militares.
Quais as principais características de Esparta e Atenas?
Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.
Como se chamou a guerra entre os persas e gregos?
As Guerras Médicas foram conflitos ocorridos durante o que chamamos de Período Clássico da Grécia Antiga, especialmente entre os anos de 4 a.C., entre os gregos e os persas.
Porque Atenas e Esparta foram grandes exemplos de cidade estado?
Esparta e Atenas foram cidades-estado da Grécia Antiga com profundas diferenças culturais, sociais e políticas. Esparta e Atenas são os exemplos máximos da heterogeneidade da organização social que existia dentro de cada polis (cidade independente), da antiga civilização grega.
Qual foi a origem da política espartana?
- Acredita-se que essa estrutura social rígida assim como o sistema político espartano tenham sido elaborados, por volta do século VIII a.C., por um legislador mítico chamado Licurgo. A política espartana também era uma estrutura rígida, e, como vimos, acredita-se ter sido formulada por Licurgo.
Como era formada a sociedade espartana?
- A cidade era composta pelas cidades-estados e cada uma delas tinham suas próprias características. Dentre elas estava a sociedade espartana, localizada na região da Lacônia, Península ao sudeste Peloponeso, que se estabeleceu com a chegada dos Dórios.
Quais são as principais pólis gregas?
- Agora, partiremos para os outros dois e destacaremos as duas principais pólis gregas: Atenas e Esparta. Anteriormente destacamos a consolidação das cidades-estado gregas. Esparta era uma delas, localizava-se na península do Peloponeso. Diferente de outras áreas gregas, sua economia baseava-se na agricultura.
Qual era a origem da Esparta?
- Esparta era uma delas, localizava-se na península do Peloponeso. Diferente de outras áreas gregas, sua economia baseava-se na agricultura. O território foi colonizado pelos dórios, que desenvolveram uma sociedade extremamente hierárquica e militarizada.