Quais são as críticas feitas à modernidade?

Quais são as críticas feitas à modernidade?
A presente comunicação busca analisar de forma crítica o conceito de autonomia nascente na modernidade. O termo foi introduzido por Kant para designar a independência da vontade em relação a qualquer desejo ou objeto de desejo e sua capacidade de determinar-se em conformidade com uma lei própria.
Quais são os principais defensores da teoria crítica?
- Por fim, cabe destacar que a teoria crítica distingue-se da sociologia americana, a qual, na mesma época, encontrava-se em desenvolvimento através da Escola de Chicago. Entre os principais defensores da teoria crítica, destacam-se Walter Benjamin, Theodor Adorno, Herbert Marcurse, Max Horkheimer, Erich Fromm e Jürgen Habermas.
Qual é o início da teoria crítica?
- A teoria crítica tem um início definido a partir de um ensaio - manifesto, publicado por Max Horkheimer em 1937, intitulado Teoria Tradicional e Teoria Crítica. "Em meu ensaio "Teoria Tradicional e Teoria Crítica” apontei a diferença entre dois métodos gnosiológicos.
Qual é a teoria da crítica à ciência humana?
- A teoria parte do princípio de uma crítica ao caráter cientificista das ciências humanas, ou seja, de uma crítica da crença irrestrita na base de dados empíricos e na administração como explicação dos fenômenos sociais (por exemplo, como crítica ao funcionalismo ).
Quais são os pressupostos da teoria crítica?
- Neste sentido, a teoria crítica utiliza-se de pressupostos do Marxismo para explicar o funcionamento da sociedade e a formação de classes, e da Psicanálise para explicar a formação do indivíduo, enquanto elemento que compõe o corpo social. Esta postura se fortalece, principalmente, com o Nazismo e o Fascismo na Europa.