adplus-dvertising

Quais as razões da mortalidade materna?

Índice

Quais as razões da mortalidade materna?

Quais as razões da mortalidade materna?

As causas diretas com maior freqüência são toxemia gravídica (30% das mortes); hemorragias ligadas à gestação, parto e puerpério (18%) e infecções puerperais (15%). “As mortes decorrentes de aborto respondem por 12% dos óbitos maternos, sendo 25% em virtude das demais causas.

Qual é a definição de razão de mortalidade materna RMM?

Razão de Mortalidade Materna Relaciona as mortes maternas obstétricas diretas e indiretas com o nú- mero de nascidos vivos, e é expresso por 100.000 nascidos vivos. Freqüentemente, a razão de mortalidade materna é chamada de “taxa” ou “coeficiente”.

É possível consultar a taxa de mortalidade materna usando qual sistema?

O cálculo da razão de mortalidade materna para o Brasil utiliza o número total de óbitos maternos informados pelos sistemas oficiais, corrigido (multiplicado) pelo fator de 1,42, que representa o sub-registro aproximado de 42% dos óbitos maternos para o Brasil (LAURENTI et al, 1995).

Quais são as causas evitáveis de morte materna?

Todos os dias, aproximadamente 830 mulheres morrem por causas evitáveis relacionadas à gestação e ao parto no mundo....Causas da mortalidade materna

  • Hipertensão (pré-eclâmpsia e eclâmpsia);
  • Hemorragias graves (principalmente após o parto);
  • Infecções (normalmente depois do parto);
  • Complicações no parto;
  • Abortos inseguros.

Como se calcula a razão de mortalidade materna?

O cálculo da Razão da Mortalidade Materna deriva da relação entre o número de óbitos maternos, a quantidade de nascidos vivos durante o ano em determinado espaço geográfico, multiplicado por 100 mil.

Quais são as recomendações para redução da taxa de mortalidade materna?

A redução da mortalidade materna implica em desenvolver ações de participação nacional, atendimento humanizado, acesso às unidades básicas de saúde, às maternidades, disponibilizar exames e cumprir com que seja feito o máximo de consultas preconizado pelo SUS.

Qual a finalidade do comitê de mortalidade materna?

Os Comitês de Morte Materna são organismos de natureza interinstitucional, multiprofissional e confidencial que visam identificar todos os óbitos maternos e apontar medidas de intervenção para a sua redução na região de abrangência.

Qual a definição e tipos de mortalidade materna explique cada um deles?

Morte materna obstétrica direta é a que ocorre por complicações obstétricas durante a gravidez, o parto ou o puerpério. Morte materna indireta é aquela resultante de doenças pré-existentes à gestação ou que se desenvolveram durante este período e que não foram provocadas por causas obstétricas diretas.

Qual a primeira causa de morte materna?

As duas principais causas específicas de morte materna no Brasil são a hipertensão e a hemorragia. Outras causas obstétricas diretas importantes são a infecção puerperal e o aborto.

Quais os tipos de morte materna?

Morte materna obstétrica direta é a que ocorre por complicações obstétricas durante a gravidez, o parto ou o puerpério. Morte materna indireta é aquela resultante de doenças pré-existentes à gestação ou que se desenvolveram durante este período e que não foram provocadas por causas obstétricas diretas.

Quais as taxas de mortalidade materna?

  • Taxas elevadas de mortalidade materna estão associadas à insatisfatória prestação de serviços de saúde a esse grupo. Analisar variações geográficas e temporais da mortalidade materna.

Como reduzir a mortalidade materna?

  • Reflete a qualidade da atenção à saúde da mulher. Taxas elevadas de mortalidade materna estão associadas à insatisfatória prestação de serviços de saúde a esse grupo, desde o planejamento familiar e a assistência pré-natal, até a assistência ao parto e ao puerpério. 3. Usos

Qual o conceito de mortalidade materna tardia?

  • O conceito de mortalidade materna tardia é útil para propósitos analíticos nacionais . O cálculo direto da taxa, a partir de dados derivados de sistemas de registro contínuo, pode exigir correções da subenumeração de mortes maternas e de nascidos vivos, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

Qual a evolução da mortalidade materna?

  • A Direção-Geral da Saúde (DGS) acompanha atentamente a evolução da mortalidade materna, advertindo que as mortes maternas poderão aumentar em Portugal devido às características da população de grávidas e parturientes e reforça a necessidade de inquéritos epidemiológicos que analisem em detalhe cada morte.

Postagens relacionadas: