Como a taxa SELIC influencia no financiamento imobiliário?

Como a taxa SELIC influencia no financiamento imobiliário?
Vale a pena financiar um imóvel com a Selic em alta? A resposta geral de especialistas é que sim: mesmo com a trajetória de alta da Selic, os juros de financiamentos imobiliários seguem sem aumentos, em patamares historicamente baixos. Por isso, o momento atual é perfeito para você financiar um imóvel.
Como influência no investimento imobiliário?
O aumento e a diminuição da taxa é algo primordial para a tomada de decisão. Com a Selic em alta, ainda que haja a redução dos preços dos imóveis, também passam a ocorrer reajustes nos valores dos financiamentos. Um bom exemplo é quando a Selic passa de 10% para 12% há também o aumento na taxa de financiamento.
Como ficam os financiamentos com a alta da Selic?
Quanto mais a Selic sobe, mais caro se torna arrecadar o dinheiro para repassar. ... "O que de fato a gente imagina é que a Selic ficando até a faixa de 6%, 6,5% ao ano em 2021, provavelmente os bancos vão manter taxas de financiamento entre 7,5% e 8%, o que ainda deve manter a demanda aquecida", afirma.
Como a taxa SELIC é utilizada pelos bancos?
Ela é usada por bancos e instituições financeiras no geral para operações de financiamento diário, lastreada em títulos federais públicos. O anúncio da Selic é feito pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que é quem controla a emissão, venda e compra de títulos.
Por que investir em um imóvel?
Investir em imóveis permite que você gere uma renda passiva, ou seja, uma espécie de salário que não depende do seu esforço. ... Além disso, muitas pessoas ainda não têm condições financeiras de comprar um imóvel ou não estão no momento de vida adequado para isso.
Como a política monetária afeta o mercado imobiliário?
A taxa de juros afeta todo o mercado imobiliário. Portanto, se a taxa estiver mais alta ou mais baixa, o valor dos aluguéis também é alterado. Se a Selic estiver baixa, por exemplo, os valores para locação também ficam menores. Consequentemente, mais pessoas procuram imóveis para alugar.