adplus-dvertising

Como a gravidez na adolescência é vista pela sociedade?

Índice

Como a gravidez na adolescência é vista pela sociedade?

Como a gravidez na adolescência é vista pela sociedade?

A gestação da adolescente tem grandes repercussões sociais. A jovem, muitas vezes, deixa os estudos e apresenta mais dificuldade de inserção e permanência no mercado de trabalho. Assim se prolonga o tempo de dependência financeira familiar dessa jovem.

Por que a gravidez na adolescência é um problema social?

A gravidez nessa fase subtrai da mãe a chance de passar cada fase da vida de maneira natural, tirando dela a oportunidade de amadurecer. Além disso, é uma espécie de círculo vicioso da miséria, pois nem sempre a adolescente tem condições financeiras para cuidar da criança.

Quais são os possíveis efeitos psicológicos e sociais de uma gravidez na adolescência?

Estresse, depressão e ansiedade são problemas sérios e que podem prejudicar a formação do bebê e causar problemas para o resto da vida. Uma pesquisa publicada pela JAMA Pediatrics afirma que sintomas depressivos e/ou ansiosos das mães influenciam diretamente a densidade da substância branca das crianças.

Quais os pontos negativos da gravidez na adolescência?

Os problemas clínicos da gravidez na adolescência

  • doenças hipertensivas na gestação (como pré-eclâmpsia);
  • aumento do risco de parto prematuro;
  • anemia gestacional;
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs);
  • baixo peso do feto ao nascer.

Quais são as principais causas da gravidez na adolescência?

As principais causas da gravidez precoce devem-se a vários fatores diferentes, mas podem incluir:

  • Primeira menstruação muito cedo;
  • Desinformação sobre gravidez e métodos contraceptivos;
  • Baixo nível financeiro e social;
  • Famílias com outros casos de gravidez precoce;
  • Conflitos e mau ambiente familiar.

Quais os impactos na vida pessoal e profissional da gravidez na adolescência?

Geralmente diante de uma gravidez na adolescência há perda de liberdade, o abandono dos estudos, a rejeição, o distanciamento dos amigos como também uma mudança no estilo de vida relacionada a essa idade. Existem algumas transformações devido à gravidez na adolescência tanto de forma individual como familiar e social.

Qual a porcentagem de adolescentes que engravidam?

Em 2018, a participação das adolescentes entre 10 e 19 anos representou 15,5% do total de partos (nasceram 456.128 bebês filhos de mães adolescentes). Em 2019, observa-se redução para 14,7% do total de partos no País (419.252 filhos de adolescentes).

Qual é a gravidez na adolescência?

  • Veja alguns dados sobre a gravidez na adolescência no Brasil e ao redor do mundo: 7,3 milhões de adolescentes se tornam mães a cada ano ao redor do mundo, das quais 2 milhões são menores de 15 anos; no ano de 2010 um relatório divulgado por um órgão ligado à ONU indica que 12% das adolescentes entre 15 e 19 anos tinham pelo menos um filho;

Quais são as mortes relacionadas com a gravidez em adolescentes?

  • Dados do Ministério da Saúde mostraram um total de 274 mortes relacionadas com a gravidez em adolescentes em 2004. Essas mortes, além das causas obstétricas, podem estar relacionadas com a tentativa de aborto, comum em adolescentes grávidas.

Qual a evolução da adolescência?

  • Porém, o Ministério da Saúde indica que houve uma redução de 17% no número de mães entre 10 e 19 anos, no período de 20. A adolescência é um período da vida rico em manifestações emocionais, caracterizadas por ambiguidade de papéis, mudança de valores e dificuldades face à procura de independência pela vida.

Que ação não é adequada na prevenção da gravidez?

  • Entre as alternativas abaixo, marque a única que se refere a uma ação que não é adequada na luta pela diminuição do número de adolescentes grávidas. a) Campanhas informativas sobre os riscos da gravidez na adolescência.

Postagens relacionadas: