O que é a síndrome da talidomida?
Índice
- O que é a síndrome da talidomida?
- O que provocou a talidomida?
- Quais os efeitos colaterais do medicamento talidomida?
- Qual era a finalidade do remédio talidomida?
- Como foi chamado o conjunto de problemas causados pela talidomida?
- O que é talidomida e para que serve?
- O que causou a talidomida no Brasil?
- Como foi criada a talidomida?
- Quando não se pode administrar o medicamento talidomida?
- Para quais problemas de saúde a talidomida pode ser utilizada e quando não se pode administrar este medicamento?
- Quais são os casos de talidomida no Brasil?
- Quais são os tratamentos com talidomida?
- Por que a talidomida é proibida?
- Por que a talidomida é usada para controlar as náuseas durante a gravidez?

O que é a síndrome da talidomida?
A talidomida ou 'amida nftálica do ácido glutâmico' é uma medicação com efeitos sedativos e anti-inflamatórios. Porém, seu uso durante a gravidez causa a síndrome da talidomida, que ocasiona uma má formação do feto, fazendo com que o bebê nasça sem os braços e sem as pernas.
O que provocou a talidomida?
A talidomida começou a ser comercializada no fim dos anos 1950 como uma “droga mágica” contra náuseas, dores de cabeça e insônia. Era especialmente indicada para gestantes porque combateria o enjoo da gravidez.
Quais os efeitos colaterais do medicamento talidomida?
Sonolência. Sonolência e tontura, dose dependentes, são os efeitos adversos mais comuns à Talidomida. É observado o desenvolvimento de tolerância à sedação com uso contínuo.
Qual era a finalidade do remédio talidomida?
A Talidomida foi introduzida no mercado em 1957. Inicialmente, era comercializada como droga de ação hipnóticosedativa, ou seja, utilizada para sedação, anti-inflamatório e hipnótico. Na ocasião, como os procedimentos de testes não eram tão rígidos, o medicamento passou a ser indicado a mulheres grávidas.
Como foi chamado o conjunto de problemas causados pela talidomida?
Entretanto, quando essa fórmula passou a ser comercializada em 1957, houve a ocorrência de milhares de casos de Focomelia, ou seja, uma síndrome caracterizada pelo encurtamento dos membros junto ao tronco do feto – devido a ultrapassar a barreira placentária e interferir na sua formação.
O que é talidomida e para que serve?
Talidomida é um medicamento usado no tratamento da lepra que é uma doença causada por uma bacteriana que afeta a pele e os nervos, causando perda da sensibilidade, fraqueza muscular e paralisia. Além disso, também é recomendado em pacientes com HIV e lúpus.
O que causou a talidomida no Brasil?
No Brasil, o assunto talidomida nunca saiu da pauta de problema público, pois a falta de uma regulação efetiva do medicamento fez com novos casos de malformações aparecessem após a aparentemente retirada da droga de circulação em 1962.
Como foi criada a talidomida?
A talidomida foi criada pelo médico alemão Heinrich Mückter, que participou dos experimentos nos campos nazistas onde drogas e vacinas inventadas por ele foram testadas em prisioneiros sem consentimento levando muitos a morte.
Quando não se pode administrar o medicamento talidomida?
É proibido o uso da Talidomida por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. O uso da Talidomida deve ser feito com muita cautela por mulheres em idade fértil, compreendida entre a menarca e a menopausa.
Para quais problemas de saúde a talidomida pode ser utilizada e quando não se pode administrar este medicamento?
Talidomida é um medicamento usado no tratamento da lepra que é uma doença causada por uma bacteriana que afeta a pele e os nervos, causando perda da sensibilidade, fraqueza muscular e paralisia. Além disso, também é recomendado em pacientes com HIV e lúpus.
Quais são os casos de talidomida no Brasil?
- No mesmo período de 2005-2010, cerca de 5,8 milhões de pílulas de talidomida foram distribuídas em todo o Brasil. "Nós tivemos cerca de cem casos nestes seis anos similares ao da síndrome da talidomida", explica Fernanda Vianna, outra pesquisadora da UFRGS participante do estudo.
Quais são os tratamentos com talidomida?
- Por outro lado, estão em estudo novos tratamentos com a talidomida para doenças como o câncer de medula e, já há algum tempo, para a hanseníase. Útil em doenças, como lúpus, alívio dos sintomas de portadores do HIV, diminuição do risco de rejeição em transplantes de medula e artrite reumatoide, a talidomida é indicada em cerca de 60 tratamentos.
Por que a talidomida é proibida?
- Os Estados Unidos foram poupados deste problema graças à atuação firme de ... A talidomida é um derivado do ácido glutâmico e estruturalmente contém dois anéis amida e um ... a talidomida, por força da Portaria nº 354, é proibida para mulheres em idade fértil em todo o território nacional. [11] A Lei nº 10.651, de 16 de ...
Por que a talidomida é usada para controlar as náuseas durante a gravidez?
- Considerada como calmante e ansiolítico, a Talidomida foi largamente usada por gestantes para controlar as constantes náuseas e a tensão, típicas dos primeiros meses de gravidez. No entanto, o alívio que se tinha no princípio transformava-se em desespero e angústia alguns meses depois.