Qual é a retina do olho?

Qual é a retina do olho?
Uma finíssima camada de tecido sensível à luz, localizada no fundo do olho, a retina é formada por milhões de células fotorreceptoras, que captam, registram, decodificam ondas luminosas e, por meio do nervo ótico, as enviam ao cérebro, onde se forma a visão.
Como saber se deslocou a retina?
Raramente a retina descolada causa de dor, geralmente os sintomas do descolamento de retina são de visão turva ou embaçada, flashes de luz, a sensação de que há insetos voando diante dos olhos e até mesmo a perda súbita da visão.
O que faz a retina?
A maior parte do globo ocular é formada pelo humor vítreo, uma substância de consistência gelatinosa. Atrás dele – bem no fundo do olho –, fica a retina, uma fina camada responsável por captar as informações externas e transmiti-las para o nervo óptico.
Qual a função da retina no fundo do olho?
- A retina é uma fina membrana que forra o fundo do olho. Toda a luz que chega ao interior do olho é captada pela retina e transformada em impulsos elétricos. Estes impulsos são enviados ao cérebro, onde ocorre a formação da imagem. O descolamento de retina é a separação da retina de seu local de aderência no fundo do olho.
Como é feito o tratamento da retina?
- Geralmente, o tratamento é feito por meio de esvaziamento do líquido que descola a retina, da cauterização do local da ruptura com raio laser e da colocação de prótese de silicone sobre a parte branca dos olhos (esclera). Isto permite a maior aderência da retina com o tecido que a suporta.
Qual é a função da retina?
- A retina é uma fina camada de células que reveste a parte mais interna do olho. Ela é responsável por transformar o estímulo luminoso num estímulo neurológico que é transmitido ao nervo óptico. Por sua vez, o nervo óptico leva estas informações para o cérebro que, após seu o processamento, se transforma no que chamamos de visão.
Como funciona a córnea no olho?
- A córnea atua como camada protetora da parte frontal do olho e também ajuda a concentrar a luz sobre a retina, no fundo do olho. Depois de passar pela córnea, a luz atravessa a pupila (o ponto preto no meio do olho).