Qual é a causa da silicose?
Índice
- Qual é a causa da silicose?
- Qual a relação do sistema imune com a silicose?
- Quais populações ou grupos estão mais vulneráveis a silicose e explique as consequências da exposição a fatores de risco?
- Quais são os sintomas da doença Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico?
- Por que é importante que os médicos notifiquem ao SUS os casos de silicose?
- O que é uma pneumoconiose?
- O que é silicose e asbestose?
- Qual maior responsável pela ocorrência da silicose?
- Quais os sintomas da silicose?
- Quais são os tipos de lisossomos?
- Qual o risco de silicose aguda?
- Quais os sintomas da silicose acelerada?

Qual é a causa da silicose?
A silicose é a mais antiga doença pulmonar ambiental conhecida. Ela é causada por inalação de minúsculas partículas do mineral sílica (em geral, quartzo) ou, menos frequentemente, por inalação de silicatos, como talco.
Qual a relação do sistema imune com a silicose?
CONCLUSÃO: O aumento de IgG nos doentes com silicose constitui um achado importante pois pode indicar a continuidade da reação granulomatosa, mesmo com o trabalhador afastado da exposição. Entretanto, ainda são necessários estudos que possibilitem a compreensão do processo imunogênico na silicose.
Quais populações ou grupos estão mais vulneráveis a silicose e explique as consequências da exposição a fatores de risco?
É uma doença profissional e geralmente afeta os mineiros que trabalham em túneis e galerias e todas as demais pessoas expostas ao pó de sílica. A sílica se deposita nos alvéolos pulmonares, causando graves danos a eles e levando a uma fibrose pulmonar nodular irreversível.
Quais são os sintomas da doença Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico?
Entre os sintomas estão:
- Diminuição da capacidade de respirar.
- Fraqueza.
- Tosse intensa.
- Dores no peito.
- Sudorese noturna.
- Perda de peso não intencional.
- Febre respiratória.
Por que é importante que os médicos notifiquem ao SUS os casos de silicose?
A Portaria nº 777 de 28 de abril de 2004 do Ministério da Saúde exige que O MÉDICO NOTIFIQUE os casos de Silicose e de câncer decorrente do trabalho no SUS. O trabalhador tem direito de ter o registro da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) reconhecida como doença profissional (B91) no INSS.
O que é uma pneumoconiose?
Define-se Pneumoconioses para fins de notificação à Saúde, casos de pneumopatias relacionadas à inalação de poeiras em ambientes de trabalho. O termo designa genericamente todas as doenças pulmonares parenquimatosas causadas por inalação de poeiras independente do processo fisiopatogênico envolvido.
O que é silicose e asbestose?
As Pneumoconioses mais importantes são aquelas causadas pela poeira de sílica, configurando a doença conhecida como Silicose, e aquelas causadas pelo asbesto, configurando a Asbestose.
Qual maior responsável pela ocorrência da silicose?
Encontra-se no país, todas as situações de exposição à sílica onde há risco de silicose, assim como situações peculiares de exposição. A maior parte dos casos diagnosticados de silicose no Brasil é proveniente da mineração subterrânea de ouro (MG e BA).
Quais os sintomas da silicose?
- Silicose é uma condição progressiva, ou seja, os sintomas vão se intensificando com o tempo. Entre os sintomas estão: Febre respiratória. Além de aumentar os riscos para contrair infecções respiratórias, como a tuberculose. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Quais são os tipos de lisossomos?
- Tipos de Lisossomos 1 Lisossomos primários 2 Lisossomos secundários 3 Corpo ou vácuo residual 4 Vacúolo autofágico ou autofagossomo
Qual o risco de silicose aguda?
- Silicose aguda: O risco de tuberculose é iminente, o paciente tem uma perda de peso radical e falta de ar constante. A silicose não tem cura, sendo que o tratamento tem como foco em administrar e aliviar os sintomas, complicações e evitar infecções respiratórias.
Quais os sintomas da silicose acelerada?
- Silicose acelerada: surge após exposição intensa. Os sintomas são próximos da silicose complicada, sendo que desenvolvem doenças autoimunes e artrite reumatoide. Silicose aguda: O risco de tuberculose é iminente, o paciente tem uma perda de peso radical e falta de ar constante.