O que a regência verbal estuda a relação?
Índice
- O que a regência verbal estuda a relação?
- O que a regência estuda?
- Como estudar regência verbal?
- Como descobrir a regência de um verbo?
- Quando ocorre regencia verbal?
- O que é regência no português?
- O que é regência de um verbo?
- Quais são os verbos que pedem preposição?
- Qual a diferença entre regência verbal e nominal?
- Quais são as regências desses verbos?
- Qual a regência da língua portuguesa?
- Como dá-se o nome de regência?

O que a regência verbal estuda a relação?
A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre o verbo e os termos complementam (os objetos diretos e objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais). ... (O verbo "implicar11 é regido, no caso, com a preposição "em")
O que a regência estuda?
A REGÊNCIA é o campo da língua portuguesa que estuda as relações de concordância entre os verbos (ou nomes) e os termos que completam seu sentido. Ou seja, estuda a relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.
Como estudar regência verbal?
É preciso também entender que a transitividade de um verbo sempre dependerá do contexto. Devido a isso não podemos estudar regência decorando simplesmente a transitividade, mas o emprego do verbo no contexto. Vejamos o verbo “estudar”! Tal verbo normalmente é transitivo direto, isto é, exige complemento verbal direto.
Como descobrir a regência de um verbo?
Para saber se a oração que você está analisando se trata de uma regência verbal sem preposição, ou seja, com objeto direto, a pergunta para o termo regente — ou seja, o verbo — será “o quê” ou “quem”. Assim, o termo regido será acompanhado apenas por artigo quando for necessário.
Quando ocorre regencia verbal?
Ocorre regência quando há um termo regente que apresenta um sentido incompleto sem o termo regido, ou seja, sem o seu complemento. O que é regência verbal? A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição.
O que é regência no português?
A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição. Na regência verbal os termos regidos são o objeto direto (sem preposição) e o objeto indireto (preposicionado).
O que é regência de um verbo?
Regência vem do significado gramatical de reger, ou seja, de determinar a flexão de algum termo. ... Então, podemos entender por regência verbal a relação que o verbo estabelece com seu complemento (objeto direto ou indireto).
Quais são os verbos que pedem preposição?
Lista de verbos que exigem preposição
- Verbo abdicar: abdicar de.
- Verbo advertir: advertir a.
- Verbo agradar: agradar a.
- Verbo agradecer: agradecer a.
- Verbo aspirar: aspirar a.
- Verbo assistir: assistir a, assistir em.
- Verbo avisar: avisar a, avisar de.
- Verbo chegar: chegar a, chegar de, chegar para.
Qual a diferença entre regência verbal e nominal?
- Diferença entre regência verbal e nominal A regência nominal também se refere à relação de subordinação entre dois termos. No entanto, enquanto a regência verbal trata da relação entre um verbo e seu complemento, a regência nominal trata da relação entre nomes (substantivos, adjetivos ou advérbios) e seus complementos.
Quais são as regências desses verbos?
- Há verbos que, de acordo com a mudança de sua transitividade, apresentam mudança de significado. O conhecimento das diferentes regências desses verbos é um recurso linguístico que não só permite a correta interpretação de textos,como também oferece possibilidades expressivas ao falante/escritor.
Qual a regência da língua portuguesa?
- A REGÊNCIA é o campo da língua portuguesa que estuda as relações de concordância entre os verbos (ou nomes) e os termos que completam seu sentido. Ou seja, estuda a relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.
Como dá-se o nome de regência?
- Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos. Ocupa-se em estabelecer relações entre as palavras, criando frases não ambíguas, que expressem efetivamente o sentido desejado, que sejam corretas e claras.